Capítulo 12

VISUALIZAÇÃO 

       A técnica consiste basicamente em induzir o subconsciente a assumir como seu  o pedido transmitido pela mente consciente. A transferência é feita com a maior facilidade em um estado de devaneio. Saiba que, no íntimo da sua mente, residem uma inteligência e um poder infinito. Simplesmente pense com tranqüilidade no resultado que quer e visualize-o tomando forma a partir desse momento. A maneira mais fácil e óbvia de formular uma idéia consiste em visualizá-la, vê-la no olho da mente com tanta clareza como se estivesse viva. Só podemos ver a olho nu o que já existe no mundo externo. De maneira semelhante, aquilo que podemos visualizar com o olho da mente já existe nos reinos invisíveis da mente. A imagem que formulamos na mente é a essência da coisa que temos esperança de conseguir e a prova da existência de coisas invisíveis. O que formamos na imaginação é tão real quanto qualquer parte do nosso corpo. Idéia e pensamento são reais e um dia aparecerão no mundo objetivo, se formos fiéis à imagem mental.

      O processo de pensar forma impressões na mente. As impressões, por sua vez, manifestam-se como fatos e experiências na vida real.

      Visualizar é o mesmo que imaginar, porém devemos fazer este exercício como se já tivesse alcançado o objetivo e agradeça o universo, a pessoa, etc. Estes exercícios deverão ser praticados todos os dias com hora predeterminada e a todos os momentos, onde quer que esteja, não se esquecendo que os iguais se atraem. Plante em seu canteiro mental a todo o momento, use os seus 5% que é o nosso consciente e use mais ainda os seus 95% que é o seu subconsciente que é o seu canteiro mental que a maioria dos seres humanos usam de maneira errada. Vou lhe contar uma história: houve um tempo em que todos os homens eram deuses. Mas eles abusaram dessa condição, de modo que o mestre de todos resolveu retirar-lhes essa divindade e escondê-la num lugar que seria impossível recuperá-la. O grande problema foi achar esse lugar. O mestre reuniu então os seus súditos, e a primeira sugestão que eles apresentaram foi esconder a divindade debaixo da terra. Mas o mestre a recusou: “Não, isso não é suficiente, porque o homem cavará a terra e a encontrará”. A segunda proposta foi esconder a divindade no mais profundo dos oceanos, mas o mestre também a recusou: “Não, porque mais cedo ou mais tarde o homem explorará as profundezas de todos os oceanos e acabará trazendo a divindade para a superfície”. Os súditos desistiram então de fazer qualquer outra proposta pois, na terra ou no mar, parecia mesmo não existir nenhum lugar que o homem não pudesse um dia alcançar. Foi quando o mestre anunciou o que finalmente faria com a divindade: “Nós a esconderemos no mais profundo dele mesmo, porque esse é o único lugar onde ele jamais pensará em procurar, por causa de seu egoísmo, ódio, invejas, mágoas e tantos outros sentimentos negativos, que esquecerá de olhar para ele mesmo, ou seja, dentro de si estará o poder que ele tanto procura”. Depois desse dia, o homem deu a volta na terra, cavou, mergulhou, explorou de todas as formas a natureza, à procura de algo que se encontra nele mesmo. Essa lenda nos diz que a maior dificuldade do ser humano está nele mesmo. Fora disso, não há nada de impossível no mundo que não possa um dia se tornar possível.

 

A LEI DA CRIAÇÃO

      Napoleão disse: “A imaginação governa o mundo”. Henry Ward Breecher declarou: “A mente sem imaginação é o mesmo que um observatório sem telescópio”. Pascal afirmou: “A imaginação dispõe tudo; cria a beleza, a justiça e a felicidade, que são tudo neste mundo”.

      A faculdade de criar imagens chama-se imaginação. É uma das principais faculdades da mente e tem o poder de projetar e vestir suas idéias, tornando-as visíveis na tela do espaço. Você pode disciplinar, controlar e dirigir sua imaginação de modo construtivo e conseguir o que deseja na vida, ou pode usá-la negativamente e imaginar o que você não quer na vida. As imagens mentais que você contempla e aceita conscientemente como verdadeiras imprimem-se em seu subconsciente e se manifestam em sua vida.

      A imaginação é o poderoso instrumento usado pelos cientistas, artistas, poetas, físicos, inventores, arquitetos e místicos. Quando o mundo diz: “Isto é impossível, não pode ser feito”, o homem de imaginação viva afirma: “Está feito!”

 

UM CERTO MODO DE PENSAR

      Se você, por exemplo, deseja um piano ou um órgão, não quer dizer que tudo que tenha de fazer seja formar mentalmente uma imagem do instrumento para que ele prontamente tome forma e apareça em sua sala; caso você tenha dinheiro, tudo que tem a fazer é comprar um.

      Suponha, entretanto, que você necessita de um piano para estudar, mas que não dispõe de dinheiro para comprá-lo. Pense então em um piano lindo, imagine-o em sua sala, passe as mãos sobre o teclado, sinta a sua solidez e a sua tangibilidade. Passe uma vez mais as mãos a sua superfície e pense de forma positiva que o piano já está ali. Ele está realmente em sua mente, pois antes de se tornar um instrumento físico existiu primeiro na mente do seu fabricante.

      Após formar em sua mente a imagem do piano, considere-o como seu e convença de que seu subconsciente fará o que for necessário para que, de acordo com a divina ordem, venha a se tornar uma realidade. A inteligência infinita existente em seu subconsciente atuará sobre a mente dos outros, fazendo com que o piano venha a ser seu, sem que você saiba como.

  O pensamento foi à origem da criação de todas as máquinas e instrumentos do mundo e está constantemente criando milhões de outras coisas, como novos carros, máquinas de escrever, computadores, rádios, televisores, instrumentos musicais e um sem números de aparelhos domésticos de todos os tipos. Todas essas invenções, descobertas e melhoramentos de nossa era das máquinas e do espaço foram produzidos pelos homens mediante um certo modo de pensar.

 

TRÊS PALAVRAS PRODUZEM RIQUEZA

     Uma atriz de cinema disse ter obtido resultados maravilhosos após haver afastado da sua mente as más idéias e os pensamentos nefastos que freqüentemente a povoavam. Para isso usava com convicção as palavras “alegria, sucesso, riqueza”, adotando o hábito de murmurá-las para si própria enquanto arrumava a casa. Após a repetição dessas três palavras durante dez ou quinze minutos, ela se sentia reconfortada e com sua mente estimulada. Desde então, sempre que se sentia deprimida por causa das finanças ou com falta de contratos, começava a cantarolar repetidamente aquelas três palavras.

   Ela descobriu que essas três palavras tinham um poder tremendo por traduzirem elementos invisíveis mas altamente poderosos existentes em seu subconsciente; em vista disso, fixou a mente em suas formas materiais, fazendo com que afinal viessem a se concretizar em sua vida.

    Nunca deixou de ter um contrato a cumprir e há oito anos que seu tempo tem estado totalmente tomado, indo de um sucesso para o outro. Sua descoberta consistiu na verdade muito simples de que as condições e circunstâncias de sua vida eram causadas pelo seu próprio estado de depressão e preocupação. A mudança do seu estado de espírito, geralmente dominado pelo medo, pela preocupação e pela depressão, fez com que as circunstâncias exteriores prontamente melho-rassem.

   Comece desde logo a cantar sua silenciosa canção de triunfo: “Alegria, sucesso, riqueza”, que coisas maravilhosas acontecerão em sua vida.  

 

O BANCO UNIVERSAL

  Um vendedor precisava de um automóvel no exercício do seu novo emprego, mas não dispunha de dinheiro para comprá-lo; sabia entretanto como descontar um cheque em seu banco mental. Após obter o novo emprego, disse que ao chegar em casa criou a imagem mental do carro que desejava, na firme certeza de que o mesmo lhe seria proporcionado. “Reivindiquei-o como se já fosse meu”, prosseguiu, “e podia até mesmo sentir sua direção em minhas mãos, assim como também a macieza da sua forração”.

      Pouco tempo depois, veio a travar conhecimento com um vizinho seu que estava de partida para a Europa, onde iria demorar-se por aproximadamente seis meses, e que lhe disse: “Fique com o meu carro até a minha volta, quando então você já estará em condições de adquirir seu próprio carro”.

      O automóvel desse vizinho era exatamente do mesmo modelo e marca do carro que ele havia visualizado! E muito antes da sua volta da Europa aquele vendedor já dispunha de dinheiro suficiente para comprar seu próprio carro, pois descobrira, em tempo, que em seu banco interior havia, à sua disposição, recursos infinitos e intermináveis.

     “… é do agrado do vosso Pai dar-vos o seu Reino”. (Lucas 12:32)

    “… Tudo o que pedirdes em oração, credes que o tendes recebido e ser-vos a dado 

                                                                                                             

A VERDADE SOBRE A COMPRA E VENDA

   Freqüentemente as pessoas perguntam sobre compra e venda de terrenos, edifícios e lojas, mas na realidade este assunto se aplica a qualquer tipo de artigo que se queira comprar ou vender. O desejo de vender alguma coisa traduz, na verdade, a pretensão de dispor de uma propriedade ou casa porque se deseja mudar; e significa também que há alguém disposto a recebê-la.

       Ao comprar ou vender, imagine estar instantaneamente em contato com o vendedor ou comprador ideal no local adequado, que seu subconsciente fará com que tal aconteça. Esse procedimento porá em funcionamento a “lei da atração” e você se encontrará, de um momento para o outro, fazendo negócio com uma pessoa absolutamente satisfeita com a transação, tudo na mais divina ordem.

      O preço que você fizer será sempre o correto e justo se, numa operação inversa, você se dispusesse a pagá-lo.

 

UM CAMINHO ATÉ A PORTA

    Um jovem médico, surpreendeu seus colegas com seu sucesso fenomenal. Os pacientes o procuravam aos magotes! Disse ele que, no primeiro dia em que abriu seu consultório, começou a meditar da seguinte forma:

  “Eu proporciono melhor qualidade de vida aos outros. Deus é o grande médico e eu apenas um instrumento Seu; Suas curas se processam por meu intermédio. Tudo aquilo que toco é milagrosamente curado, pois me acho em constante sintonia com a Presença Benéfica Infinita. Sou lhe grato pelo meu sucesso, pelas minhas realizações e pelas riquezas da vida”.

      Todos os dias ele reza desta forma e não tem condições para atender a todos os clientes que o procuram, vendo-se compelido a ter de encaminhá-los a outros médicos.

 

A IMAGINAÇÃO PRODUZ RIQUEZA

      Não há dúvida alguma de que a televisão, o rádio, o radar, os aviões a jato e todas as modernas invenções são produto da imaginação do homem. Sua imaginação é um tesouro infinito, que lhe proporciona todas as jóias preciosas da música, da arte, da poesia e das descobertas de todas as coisas.

    Considere, por exemplo, por um momento, a figura de um arquiteto talentoso e afamado, que concebe em sua mente uma cidade moderna e bonita para pessoas de todas as idades, com piscinas, aquários, centros de recreação, parques, etc. Ele pode construir em sua mente o palácio mais bonito que os olhos humanos já viram, pode visualizar inteiramente os edifícios totalmente prontos antes mesmo de entregar o seu projeto aos construtores. Suas riquezas interiores criam riquezas exteriores para si próprio e para muitas outras pessoas.

      Você é arquiteto do seu futuro. Você pode olhar agora para uma bolota de carvalho e, com sua imaginação, conceber uma floresta cheia de rios, córregos e arroios; pode também provar a floresta com todos os tipos de vida e, mais ainda, colocar um arco-íris em cada nuvem. Você pode olhar para um deserto e fazê-lo reformular-se e florescer como uma rosa. Os homens dotados de intuição e de imaginação encontram água no deserto e criam cidades onde os outros homens anteriormente apenas viam uma terra estéril e desolação.

 

A IMAGINAÇÃO PERMANENTE

    A imaginação é constantemente usada, seja para construir ou para destruir. O pensamento se traduz através de imagens mentais. Pense em sua mãe e sua imagem lhe aparecerá; pense em uma casa e a verá em sua mente. Uma pessoa que vive na pobreza está sempre imaginando toda sorte de limitações e de deficiências e a mente só produz de acordo com a imagem mental que lhe é incutida.

    Quando se está para casar, conserva-se na mente imagens vívidas e realísticas. O poder da imaginação faz com que se veja o padre oficiando, com que se ouçam as palavras que pronuncia, com que se vejam as flores e a igreja e se ouça a música. Imagina-se a aliança sendo colocada no dedo e viaja-se, em imaginação, em lua-de-mel, para a Europa ou para as cataratas do Niagara. Tudo isto é obra da sua imaginação.

      Da mesma forma, antes de se diplomar, você passa em sua mente todas as bonitas cenas daquele evento, dando forma material a todas as sua idéias sobre a cerimônia. Você vê, em sua imaginação, um professor ou o diretor do colégio lhe fazendo entrega do diploma; vê também todos os seus colegas paramentados; ouve seu pai, sua mãe e sua namorada congra-tularem-se com você e sente até os seus abraços e beijos. Tudo como se fora real, dramático, estimulante e mara-vilhoso.

      As imagens aparecem livres em sua mente como que saídas do nada, mas você sabe e deve admitir que sempre existiu, existe e existirá um Criador Interior com o poder de moldar todas essas formas visualizadas que povoam a sua mente, para dar-lhes vida e movimento e para proporcionar-lhes o dom da voz. Essas imagens teriam então condições para dizer-lhe: “Vivemos somente para você!”

 

CIÊNCIA DA RIQUEZA

      Na ciência da imaginação, deve-se primeiro discipliná-la ao invés de deixá-la agir desordenadamente. A ciência é exigente da pureza. Ao se pesquisar um produto quimicamente puro, faz-se necessário remover todos os traços de outras substâncias, assim como também os materiais estranhos; enfim, toda a escória.

      Na ciência da imaginação, deve-se eliminar todas as impurezas mentais, tais como inveja, o medo, a preocupação, o ressentimento e a ambição. Toda a sua atenção deve ser concentrada nos seus objetivos na vida, sem quaisquer desvios ou distorções, objetivos esses que se resumem em levar uma vida plena e feliz. Mantenha-se mentalmente absorvido pela realidade dos seus desejos para que possa vê-los adquirirem forma material em sua vida.

   Um empresário bem sucedido que, ao chegar em casa, se permite dominar por imagens mentais de fracasso, vê suas prateleiras vazias, imagina-se à beira da falência e se alarma com a indisponibilidade de recursos em sua conta bancária. Imagina até que seu negócio está a ponto de fechar quando, na realidade, está em franca prosperidade. Não há qualquer vestígio de verdade em tal imagem mental; em outras palavras, as coisas que o apavoram apenas existem em sua imaginação. O fracasso jamais virá a se concretizar, a menos que conserve aquela imagem mórbida sobrecarregada pelo sentimento de medo. A pessoa que freqüentemente se permite dominar por tal imagem esta fadada ao fracasso. Ao lhe ser dada a opção entre o fracasso e o êxito, tenderá a se pronun-ciar pelo primeiro.

  Insira imediatamente em sua mente imagens mentais, idéias e pensamentos que lhe propiciem saúde, benefícios, prosperidade, inspiração e que o fortaleçam. Você se transforma naquilo que imagina ser. A imaginação constante é suficiente para refazer a sua vida. confie nas leis da sua mente para que o bem se concretize e para que venha a experimentar todas as benesses e riquezas da vida.

 

SIGNIFICADO  DE PERSONAGEM BÍLBLICO

      Uma estudante ouviu que o significado bíblico de José é a imaginação e que, segundo a bíblia, ele usa um casaco de muitas cores. Em linguagem bíblica, o casaco é uma forma de abrigo psicológico, cujos ornamentos são as atitudes, os sentimentos e a disposição mental. O casaco de muitas cores de José representa as muitas faces de um diamante ou a sua capacidade de “vestir”, isto é, de dar forma a qualquer idéia.

      A moça começou a imaginar o irmão, que era muito pobre, vivendo no maior luxo; podia ver seu rosto resplandecendo de alegria, sua fisionomia totalmente transformada e um grande sorriso nos seus lábios. E o imaginava dizendo-lhe exatamente aquilo que ela desejava ouvir: “Minha irmã”, sou rico, feliz e bem sucedido; sinto-me maravilhosamente bem! Tenho um carro novo e um apartamento formidável; tenho a sensação de estar mergulhado em riquezas!

      Ela ficou dia e noite fiel àquela imagem mental e conservou-a vívida e real até conseguir impressionar seu subconsciente. Dois meses depois, foi feito a seu irmão um oferecimento maravilhoso. A companhia em que trabalhava pôs um automóvel à sua disposição e ele ganhou uma grande soma na loteria! Essa moça teve a alegria e se emocionou ao ouvir do irmão que tudo aquilo que subjetivamente lhe desejara se havia concretizado.

      Pode-se imaginar abundância e riqueza onde há carência, paz onde há discórdia e saúde onde existe doença. A imaginação dispõe de tudo, pois pode criar riqueza, beleza, justiça e felicidade, que é tudo neste mundo.

 

FORNEÇA A IMAGEM MENTAL ADEQUADA A SEU SUBCONSCIENTE

   Cada imagem que criamos em nossa mente, em particular quando estamos emocionados, é transformada em realidade, seja externa ou internamente. Se você impede que a imagem se manifeste externamente, será inevitável sua realização internamente, sob a forma de uma perturbação mental, emocional ou física. Tome cuidado para não criar imagens mentais que você não enseja que se concretizem.

    Certa vez um alcoólatra que foi preso por assassinato disse que estava decidido a nunca mais beber um gole de álcool quando fosse libertado. No entanto, recomeçou a beber no mesmo dia em que foi solto. Por que? Simplesmente porque, enquanto permanecia na cadeia, estava criando a imagem mental de um copo de bebida. Assim, quando se viu em liberdade, simplesmente exteriorizou o ato que não havia deixado de imaginar. Se ele não houvesse concretizado a imagem mental, esta o teria prejudicado de outra forma, provavelmente como uma perturbação física ou emocional.

  Assim, cada imagem que criamos em nossa mente tem que ser concretizada, ou se manifestará como uma perturbação mental, física ou emocional.

 

O CONFLITO ENTRE O DESEJO E IMAGINAÇÃO PRECISA SER RESOLVIDO

  Usar de força mental ou força de vontade pressupõe a existência de oposição. O ato de imaginar, porém, cria oposição. Se você se concentra na obtenção daquilo que deseja, não se concentra mais nos meios para torná-lo realidade.

      A esse propósito, diz a Bíblia:

     “Se dois dentre vós, sobre a terra, concordarem a respeito de qualquer coisa que porventura pedirem, ser-lhes-á concedida por meu Pai que está nos céus.” (Mateus 18:19)

     Quem são esses dois de quem fala a Bíblia? Eles representam a união, ou acordo harmonioso, entre o consciente e o subconsciente no que interessa a qualquer idéia, desejo, ou imagem mental. Se não houver conflito entre as diferentes partes da mente, sua prece será atendida. Os dois que concordam podem representar também você e seu desejo, pensamento e sentimento, idéia e emoção, desejo e imaginação.

   Evitamos todo conflito entre desejo e imaginação entrando num estado passivo, sonolento, que reduz o esforço ao mínimo. Na maior parte, a mente consciente submerge quando caímos em estado de sonolência. E a melhor maneira de impregnar o subconsciente é imediatamente antes de ir dormir. A razão disso é que o mais alto afloramento do subconsciente ocorre imediatamente antes de dormir e pouco depois de acordarmos. Nesse estado, os pensamentos e ima-gens negativos, que tendem a neutralizar nossos desejos e impedir sua aceitação pelo subconsciente, estão ausentes. Quando imaginamos como atendido o desejo e sentimos a emoção da vitória, o subconsciente providencia para transfor-má-lo em realidade.

 Muitas pessoas resolvem seus dilemas e problemas recorrendo à imaginação controlada, dirigida, disciplinada. Elas sabem que tudo que imaginam e sentem como verdade terá que acontecer e acontecerá.

    E foi isso realmente o que o salmista quis dizer quando escreveu:

    “As palavras dos meus lábios (seus pensamentos e imagens mentais) e o meditar de meu coração (sentimentos, natureza, emoção) sejam agradáveis na tua presença, Senhor, rocha minha e Redentor meu (o poder e a sabedoria do subconsciente, que pode redimi-lo da doença, da dependência e da pobreza).” (Salmos, 19:14)

 

O USO ERRADO DA IMAGINAÇÃO

     São inúmeros os que adoram romances policiais cheios de mortes, que se deliciam com filmes de terror, que apreciam a violência, o vício, a depravação dos assassinos e violentadores de mulheres, e isso sem falar na pornografia. O resultado de tudo isso são freqüentes pesadelos.

 Quando presenciamos pessoas, supostamente delicadas e gentis, deliciando-se com essa espécie mórbida de exibições sórdidas, a única explicação que podemos encontrar é que tudo aquilo lhes proporciona uma espécie de válvula de descarga para a hostilidade, a raiva contida que possuem em seus íntimos. Todas essas violências que lhes enchem a mente só servem para lhes causar toda sorte de distúrbios físicos e conflitos. São emoções altamente destruidoras.

    Se, em lugar disso, escolhermos coisas agradáveis que nos deliciem, não haverá em nossa mente lugar para as coisas sórdidas, mórbidas e depravadas.

 

A PESSOA CRIA SEU PRÓPRIO DESTINO

    Diz a Bíblia: . . . Escolhei hoje a quem haveis de servir (Josué 24:15). Você pode agora mesmo, decidir criar e modelar um futuro maravilhoso, pois seu destino é controlado por seu pensamento e sentimento.

   Segundo Emerson, o homem é aquilo que pensa ser durante todo o tempo, enquanto que a Bíblia diz o seguinte: Porque ele é tal qual são seus pensamentos. . . (Provérbios 23:7). Isto significa que quaisquer que sejam seus pensamen-tos, sentimentos, crenças e impressões, todos têm uma vida própria em seu subconsciente, de onde dirigem, controlam e manipulam todas as ações do elemento consciente.

   Em outras palavras e de forma mais simples, tudo aquilo que impressiona seu subconsciente acaba também por se expressar exteriormente como forma, função, experiência e evento. Há cem anos, o Dr. Phineas Parkrst Quimby já dizia que o homem é a expressão da crença.

  Seu futuro, portanto, nada mais é do que projeção de seu pensamento habitual presente sobre a tela multidimensional do espaço. Em outras palavras, é a manifestação de seu pensamento e de sua crença presentes. O futuro é, pois, o desenvolvimento do pensamento presente e se concretiza do mesmo modo que uma lavoura produz uma colheita em virtude daquilo (sementes) que se semeou. Todas as sementes (pensamentos) germinam e se desenvolvem segundo a sua espécie.