Capítulo 5

ARRISCAR / DECLARAR / AÇÃO 

ARRISCAR

       Toda vez que você arrisca o Universo conspira a seu favor. Quando você põe a sua energia para fora, realizando coisas, arriscando-se, doando um pouco da sua capacidade de realização, o Universo aplaude e retribui. E também é fundamental retribuir ao Universo.   

 

DECLARAR.

      O PODER MARAVILHOSO DA PALAVRA

      Você alguma vez já pensou no poder maravilhoso das palavras? Pensar é falar; seu pensamento é a sua palavra. A Bíblia diz o seguinte:___“A palavra proferida há seu tempo é como maçãs de ouro em cestos de prata” (Provérbios 25:11).___“Palavras agradáveis são como favos de mel; doces para a alma e saúde para os ossos” (Provérbios 16:24).

     Suas palavras são agradáveis de ouvir? Ao dizer: “Não consigo melhorar. É impossível. Já estou muito velho. Que possibilidades tenho de ficar rico? Ela pode, mas eu não posso. Não tenho dinheiro; não posso comprar isto ou aquilo. Já tentei, mas não adianta”, você não está usando palavras construtivas, que o revigorem ou inspirem; e mais ainda, aquilo que se traduz em palavras vem na realidade a se manifestar.

   As palavras que se dizem devem ser agradáveis para os ossos, o que significa que, ao falar, a pessoa deve estimular-se, ficar feliz. A palavra ossos simboliza apoio, simetria. Suas palavras devem fortalecer e animar você.

     Decida agora e diga com convicção: “De agora em diante, as palavras que eu proferir serão sempre de inspiração, de estímulo, de fortalecimento, de agradecimento e de animação para todas as pessoas e para mim próprio”.

     Como as palavras são realmente muito poderosas, é importante dizer-se a coisa certa no momento correto e, mais ainda, certificar-se de que as palavras são, em todas as ocasiões, “doces para os ouvidos e agradáveis para os ossos”.

      O Dr. Phineas Parkhurst Quimby, do Estado de Maine, ressaltou há mais de cem anos atrás que o homem primitivo procurava comunicar suas esperanças, aspirações, preferências, antipatias, receios e anseios. Seu desejo intenso de comunicação desses sentimentos e pensamentos era para com os outros homens. A primeira manifestação desse fato verificou-se através de grunhidos e gemidos, resultando finalmente na formação de palavras elementares que serviram de base ao seu vocabulário, cujo desenvolvimento se proces-sava de acordo com a sua evolução espiritual e mental.

      Como decorrência dessa sua capacidade de articular pensamentos e sentimentos surgiu, finalmente, a palavra impressa, a máquina de escrever e a própria imprensa, assim como uma gama interminável de invenções visando à propagação do conhecimento, sob a forma de palavras, por todo o mundo. Marconi decidiu enviar a palavra ao redor do mundo, sendo considerado demente por seus parentes e internado, durante certo tempo, em um hospício. Sua idéia, não obstante, proporcionou uma nova dimensão à comunicação, reduzindo o tempo e o espaço e permitindo que, hoje em dia, se fale por telefone com pessoas que vivem do outro lado da terra!

      Adquira desde logo consciência das maravilhas da palavra e de como utilizá-la para exaltar, beneficiar e inspirar todos aqueles com quem você se comunica. 

 

PALAVRA E AUTORIDADE

      O poder da palavra é o maior que o das bombas atômicas ou das armas termonucleares, pela simples razão de que compete à palavra a decisão de emprego ou não dessas armas. A palavra pode ser usada para ordenar o emprego da energia atômica na propulsão de um navio ou na devastação de uma cidade ou de uma nação.

      Salomão disse: “. . . a língua dos sábios produz a cura” (Provérbios 12:18); e também: “A morte e a vida estão no poder da língua…” (Provérbios 18:21). Eis aí exemplos de como usar a palavra com autoridade.

      Foi dado conhecimento dessas citações a um homem que estava hospitalizado com um problema cardíaco, passando ele a dizer para si próprio, durante a maior parte do dia: “Estou bem de saúde; Deus é minha saúde”. Para surpresa do seu cardiologista, sua recuperação foi das mais notáveis e um novo eletrocardiograma mostrou que seu coração estava absolutamente normal. Ele fez uso da palavra com autoridade e convicção, impressionando o seu subconsciente que, por sua vez, reagiu de forma correspondente.

      Ele disse: “Saúde é riqueza. Posso agora voltar para minha família e para o trabalho, que precisam de mim, e terminar de educar os meus filhos”.

      Uma afirmação é um pensamento ou idéia positiva que enfocamos para produzir um resultado desejado. Constitui uma técnica simples, porém eficaz, que pode curar e transformar suas crenças profundamente arraigadas, pois “aquilo que você diz é aquilo que você tem.” 

 

PALAVRA E RIQUEZA

      Certa vez um homem de negócios foi entrevistado e disse o segredo da sua prosperidade e do seu sucesso no mundo dos negócios residia na compreensão constante da verdade existente nas seguintes palavras; “. . . As palavras que eu vos disse são espírito e vida” (João 6:64). E acrescentou; “Minha riqueza e minhas benesses foram produzidas por essas palavras e pela maneira como as pronunciava. Eu punha todo o meu sentimento (espírito) nessas palavras, pois sabia ser ele a manifestação real do espírito existente nas mesmas, espírito esse que lhes dava força criadora”.

      Esse homem veio a realizar grandes coisas no mundo dos negócios e demonstrou a si próprio que a riqueza decorre da palavra certa proferida da forma correta. 

 

 A AUTORIDADE DA PALAVRA

      Um corretor de imóveis confidenciou o segredo da sua capacidade de controlar e de comandar o seu subconsciente. Suas palavras de comando eram as seguintes: “Minhas palavras curam, aceleram, vitalizam, fazem prosperar, satisfazem e tornam ricos todos aqueles com os quais estabeleço contato ou negócio”. Sua atitude mental era de que, quanto mais vida, amor, bondade e riqueza transmitissem aos outros, mais viria a possuir, pois aprendeu que afirmar é uma forma de dominar. As cataratas do Niagara são poderosas porque suas águas se lançam livremente no espaço.

      Esse corretor teve muito sucesso e ficou imensamente popular, por acreditar que tudo que se deseja firmemente se recebe, conforme prega a Bíblia: “Farás decretos que serão bem sucedidos e a luz brilhará em teus caminhos”. (Jó 22:28). 

 

A PALAVRA E A CARNE

      Um homem que sofrera problemas financeiros e vivia constantemente dizendo: “Se eu conseguisse pôr as mãos em algum dinheiro, tudo estaria bem”. Foi explicado a ele que ele era o responsável por toda palavra inconseqüente que pronunciasse, pois seu subconsciente fixava literalmente tudo que dizia. Suas mãos estavam constantemente tremendo e as palavras que usava indicavam dúvida e ansiedade, o que mantinha em situação financeiramente desfavorável.

      Decidiu então utilizar o poder transformador da palavra viva, fazendo-a “transformar-se em carne”, isto é, fazendo-a manifestar-se, concretizar-se. Dizia ele freqüentemente: “Desejo riqueza e sucesso e sei que essas palavras sensibili-zam o meu subconsciente, pois as pronuncio com convicção e sinceridade. Sinto-me financeiramente seguro e tenho em minhas mãos todo o dinheiro que necessito, pelo que lhe dou graças”.

      “Em pouco tempo a crise estava superada, inclusive financeiramente.” “E o verbo se fez carne, e habitou entre nós…” (João 1:14). 

 

 A PALAVRA PRODUZ MARAVILHAS

      A idéia fielmente mantida em sua mente e em seu coração se “transforma em carne”, de acordo com a qualidade e a natureza das suas palavras. A palavra é o elemento mental de produção das imagens não somente em nosso ser, mas também em nosso meio-ambiente, em nossos relacionamentos e em nossos negócios.

      Uma Doutora usa constantemente o poder da palavra para o enriquecimento de outras pessoas, afirmando verbalmente (o que significa fixar na mente) aquilo de bom que as pessoas desejam. Quando alguém necessita de recursos ou mesmo dinheiro, ela afirma por eles, várias vezes durante o dia: “Deus é rico. Mary é filha de Deus e também será rica; assim seja!” Este método simples produz resultados proveitosos para todos aqueles que a procuram. Essas palavras têm produzido maravilhas na vida de muitas pessoas. 

 

PALAVRAS MILAGROSAS

      Jesus, junto ao túmulo de Lázaro, fez um milagre, determinando em voz alta: “Lázaro, vem para fora” (João 11:43). E o resultado apareceu, para saudar seu irmão e seu amigo, Jesus, que lhe falara com autoridade. “. . . Ele lhes falava como quem tinha autoridade. . .” (Mateus 7:29).

      Deixe-se arrebatar e fascinar pelo poder de suas palavras! Nunca use palavras de significado negativo, tais como carência, limitação, discórdia ou necessidade; ao invés disso, comece a criar alma e ambiente novos assim como também riquezas mentais e materiais pela transformação de suas palavras de comando. Afirme ousadamente: “Riqueza, saúde, sucesso, manifestem-se!” Assim procedendo, você experimentará a alegria da oração satisfeita. 

 

PALAVRAS ATRAEM CLIENTES

      Pessoas que compreenderam as surpreendentes Leis do Poder Mental Cósmico, constataram que o poder das palavras poderia proporcionar-lhes resultados fabulosos. Foi sugerido que escolhessem certas palavras que lhes fossem estimulantes e as repetissem seguidamente, durante dez ou mais minutos, duas vezes por dia. Muitos disseram que trabalhavam em escritórios e que nem sempre podiam repeti-las em voz alta; que, por isso, passaram a escrever os desejos que queriam ver realizados e a repeti-los mentalmente, de vez em quando, transmitindo gradualmente, dessa forma, aquelas idéias ao seu subconsciente.

      Uma daquelas pessoas, um vendedor de seguros, proclamou corajosamente: “Estou agora atraindo somente os homens e mulheres que dispõem de dinheiro e estão interessados na educação dos seus filhos e em seu próprio bem-estar”. O uso persistente dessas palavras colocou-o em contato com número muito maior de pessoas do que anteriormente; as idéias lhe surgem agora como que saídas do nada e lhe têm possibilitado realizar grandes coisas na vida, sob os mais variados aspectos.

      Lembre-se de que o poder das palavras é uma das maiores dádivas concedidas ao homem por Deus. Os animais não podem falar nem rir. Você precisa adquirir consciência de que pode usar suas palavras para abençoar e amaldiçoar, para fazer o bem ou o mal, para produzir riqueza ou pobreza, enfim, para seu benefício ou malefício. Deixe de usar o poder das palavras contra você mesmo; faça sempre o bem, para que na vida possa colher flores e não espinhos. 

 

PALAVRAS PROPORCIONAM EMPREGO

       Uma mulher, com cerca de sessenta anos, reclamava que não conseguia obter emprego, pois todas as portas lhe eram fechadas em conseqüência da sua idade. Passou então a fazer a seguinte oração: “Sou uma filha de Deus, que me consegue empregos proveitosos e satisfatoriamente remunerados, proporcionando-me sempre uma nova oportunidade”.

      Essa mulher adquiriu nova força e confiança em si própria, que se tornaram imediatamente evidentes. Em pouco tempo, após visitar algumas agências de emprego, conseguiu empregar-se muito bem, impressionando seu empregador pela estabilidade, lealdade e sabedoria acumuladas através dos anos. 

 

PALAVRAS SOLUCIONAM PROBLEMAS

      Uma jovem secretária trabalhava para um homem muito exigente, que era até mesmo algo sádico em sua linguagem. Não obstante, dizia para si própria: “não há homem como ele no Universo. Deus pensa, fala e age através dele”.

      Pouco tempo mais tarde, seu empregador entregou a direção dos negócios a seu filho, que se acabou apaixonando pela secretária.

      Aquela jovem mulher adquirira o comando das suas palavras e veio a obter uma resposta divina. 

 

A AÇÃO DE DECLARAR

       Mas nem toda declaração cria a realidade. Por exemplo: “Se eu tivesse dinheiro, eu faria o que gente rica faz e agiria como rico…” Não é assim. Declare positivamente para si mesmo e para o Universo o que você deseja ser. Faça da declaração uma realidade na sua vida presente e não uma promessa para o futuro.___Eu declaro ser próspero!

      Isso mesmo. Exatamente assim. Declarando, você cria algo no Universo, inclusive abundância. “Declaro viver num Universo abundante.” Faça esta declaração para si mesmo, e o Universo lhe dará abundância.___Declaro viver num Universo abundante!

      Declaração cria realidade. Você está lembrado quando se casou? O casamento passou a existir quando vocês foram declarados marido e mulher, não é verdade?___Eu declaro ser feliz e saudável!

  

AÇÃO

      Quantas vezes algumas pessoas em reuniões ou discussões colocam suas sugestões e tomam enorme tempo daqueles que ali estão, gastando energia com conversas e idéias que jamais poderão ser colocadas em prática, nem mesmo pelos proponentes. É muito importante que façamos mais e digamos menos. Comece com coisas pequenas, que você realmente pode praticar. Normalmente as pessoas têm ótimas idéias, mas não têm noção daquilo que devem fazer para realizá-las, pois estão limitadas a um pequeno raio de ação. Se seu raio de ação é pequeno tenha pequenas ações, toda ação gera resultados, os quais nem sempre podemos medir, mas com certeza uma ação na direção certa, mesmo que pequena, tem poder de crescer. 

 

HISTÓRIA DO GATO FARO-FINO

      Um gato chamado Faro-fino deu de fazer uma destruição total na rataria de uma casa velha, deixando seus sobreviventes sem ânimo de saírem das tocas, a ponto de quase morrerem de fome.

      O caso tornou-se muito grave e os ratos decidiram fazer uma assembléia para tentar dar uma solução ao caso. Esperavam o momento numa noite quando o gato Faro-fino fazia seu passeio pelo telhado, miando sonetos para a lua.

      “Acho”, disse um deles, “que o meio de nos defendermos de Faro-fino é lhe atarmos um guizo ao pescoço. Dessa maneira, assim que ele se aproximar, o guizo vai denunciá-lo e teremos tempo de agir.”

      Palmas e bravos saudaram a luminosa idéia. O projeto foi aprovado com delírio. Só votou contra, um rato casmurro, que pediu a palavra e disse:

      “Está tudo muito direito, mas quem vai amarrar o guizo no pescoço do gato?”

      Fez-se silêncio geral. Um desculpou-se por não saber dar nó, outro porque não era tolo ___ todos porque não tinham coragem suficiente.

      Assim a assembléia dissolveu em meio a geral constrangimento e consternação. 

      Pensar e dizer é fácil: fazer é que são elas!

                                                                      Monteiro Lobato 

      Ninguém pode ter aquilo que não pode fazer. Pense e diga coisas que possam ser colocadas em ação. 

      Minha ação é meu único bem, minha ação é minha herança, minha ação é a matriz que me faz nascer, minha ação é minha raça, minha ação é meu refúgio. 

Buda



Comments are closed.