Capítulo 9

GANHAR/ GASTAR/CARIDADE/GENEROSIDADE/ECONOMIZAR/INVESTIR 

GANHAR

   O equilíbrio com essa lei está em ter uma renda suficiente para não precisar ficar se preocupando com o dinheiro e poder fazer outras coisas importantes na vida. Isso se consegue com a mente. Toda riqueza é criada pela mente humana. E com vontade firme. É mais fácil um mosquito entrar na sua boca do que você topar a prosperidade sem ter pensado nela. Mas há alguns mitos em nossa mente que atrapalham bastante a sintonia com essa lei. Esses mitos são muitos, mas posso dizer alguns. Trabalhar muito é a causa da riqueza, por exemplo.__Não, isso é um mito. Muitas pessoas deixam-se ficar tão ocupadas, trabalhando, que não têm tempo nem de ganhar o dinheiro. Trabalhar, só, não traz riqueza. O que traz riqueza é pensamento abstrato, são as idéias mais amplas, ousadas e sutis. Outro mito é a crença de que não é correto divertir-se e ser pago por isso. Muita gente pensa que trabalhar só no que se gosta não dá dinheiro. Quem tem coragem de dedicar sua energia ao que mais gosta, com o intuito de alcançar a prosperidade, chega lá. Quando alguém se propõe a dar esse salto, cobrando em dinheiro para praticar o seu hobby preferido, o Universo coloca-se ao seu inteiro dispor. Às vezes esse tipo de aventura não dá certo, porque no íntimo da pessoa continua duvidando, com culpa de estar se divertindo e querendo ganhar ao mesmo tempo. Outro mito é o de que a ocupação correta é segredo do sucesso financeiro. Muitos dizem? “Ah, eu não tenho a profissão certa. Se tivesse…”. Outros desculpam-se assim dos seu fracassos : “Ah, eu não tenho estudo…”. Isso é um erro, uma crendice. O importante não é fazer o que se gosta, muito mais importante é gostar do que se faz. __Outro mito muito comum é: boa formação garantirá sucesso financeiro. Se a formação intelectual fosse a causa das riquezas, os professores universitários seriam, quase todos, milionários. Entretanto, nos Estados Unidos há muitos desempregados com Ph.D., nas filas de seguro-desemprego, ao passo que outros homens brilhantes fizeram grandes fortunas e contribuíram com grandes avanços para a humanidade sem ter passado das primeiras séries escolares, como Thomas Edison e Henry Ford. Em alguns casos a falta da formação superior pode desviar as pessoas dos seus reais interesses e talentos. Conheço pessoas que poderiam  realizar-se trabalhando em lanchonetes ou oficinas, por exemplo, mas que, para satisfazer aos pais ou até a própria sociedade, ostentam na parede diplomas de profissões para as quais são inaptas.

    Tem gente que afirma: “Não há riqueza suficiente para todos”. E muitos raciocinam assim: “Se eu ganhar muito dinheiro e ficar milionário, outros vão ficar pobres por minha causa”. Isso não é verdade. Quanto mais rico for, mais rico fica o Universo. Há outros mitos que serão comentamos adiante, quando falamos das crenças que limitam a prosperidade, como “dinheiro é sujo”, “dinheiro não cresce em árvores” e outras crendices arraigadas na pobreza das pessoas.

   

 GASTAR

   Os preços de tudo são arbitrários. Dependem sempre de um acerto entre as duas partes que negociam. O valor do dinheiro é determinado por quem compra e por quem vende e não pelo produto em si. Tudo no universo físico é negociável.  Imagine o seguinte: Você está perdido numa ilha da floresta Amazônica, dez mil dólares na sua mochila. Aparece um grupo de índios que nunca viu papel-moeda, e você propõe pagar-lhes com esse dinheiro para que o transportem de canoa cem quilômetros rio abaixo. Qual a chance deles aceitarem a sua proposta? Acho quase impossível eles aceitarem tal proposta.

    Imagine agora a mesma proposta sendo feita para o dono de um barco em Miami. Só que nesse caso a distância é de mil quilômetros, ou seja, dez vezes maior, e a quantia é a mesma que você teria para oferecer aos índios. A chance seria bem maior com certeza. O valor do dinheiro é determinado pelo comprador e pelo vendedor em cada transação. Lembre-se dessa lei toda vez que você for comprar qualquer coisa.

   Gastar dinheiro é ótimo, se for bem gasto. Ganhar, gastar, ganhar, gastar, uma coisa puxa a outra. Se você não gosta do que faz para ganhar dinheiro, não vai querer gastar para não precisar ganhar mais. O que não pode é gastar sem ganhar. O dinheiro atrai a riqueza. É como você jogar um copo de água no rio, o que acontece?__Exatamente. Á água de um copo mistura-se às águas do rio que, por sua vez, correm para juntar às águas do mar. Assim como acontece com a água, dinheiro atrai dinheiro, pobreza atrai pobreza. Indo mais além: quem tem mente positivamente na prosperidade atrai mais a prosperidade. Quem vive pensando em ficar doente acaba ficando doente. Quem pensa em dinheiro e tem com ele uma relação positiva atrai para si a riqueza. Semelhante atrai semelhante. Essa é uma lei Universal tão simples e certa quanto a lei da gravidade. __É claro. Quem pede dinheiro no banco mostrando que precisa não consegue. Só quem prova que não precisa é que recebe dinheiro emprestado. O crédito é paradoxal, mas obedece a essa lei do gastar.

  Gastar, ajudando os outros também ajuda a ganhar mais dinheiro? É possível mas a gente precisa entender a diferença entre caridade e generosidade. Quando dou alguma coisa a alguém que precisa, faço caridade.

 

CARIDADE

   Tudo aquilo que você doa para o Universo, representado pelos seres que nele habitam, voltará para você mais cedo ou mais tarde, com altos juros.

     

GENEROSIDADE

   Quando dou também a quem não precisa, pratico a generosidade. Para ser próspero você tem que praticar essas duas coisas também. Se você só der a quem precisa, estará dando a seu cérebro a seguinte mensagem: “Neste mundo só se ajuda quem precisa, então vou continuar precisando para poder ganhar”.  Se você for generoso, dando também a quem não precisa, estará pensando assim: Mesmo quem não precisa é ajudado neste mundo. Diga isso para você mesmo, e os outros serão generosos com você.

    Há uma única emoção que causa a pobreza na vida de muitas pessoas. E a maioria a descobre a duras penas. É a inveja. Se você vê um concorrente depositar grandes somas no banco e você só tem apenas uns centavos para depositar, esse fato torna-o invejoso. A maneira de superar tal emoção consiste em dizer a si mesmo : “Que coisa maravilhosa! Estou contente com a prosperidade desse homem. Quero que ele seja cada vez mais rico”.

   É devastador abrigar pensamentos de inveja, porque o fato coloca-o em posição negativa. E por isso mesmo a prosperidade corre para longe e não para perto de você. Se você fica aborrecido ou irritado com a prosperidade ou a riqueza de outra pessoa, diga imediatamente que lhe deseja a maior riqueza possível. Dessa maneira, você neutralizará os pensa-mentos negativos e fará com que a prosperidade flua em sua direção, de acordo com a lei do subconsciente. Se alguém que diz que está ficando mais rico deixa-o preocupado ou o leva a críticas, pare de aborrecer-se. Se suas suspeitas são corretas, saiba que tal pessoa está usando negativamente a lei da mente. No devido tempo, a lei cuidará dela. Tenha cuidado de não criticá-la, pelas razões antes explicadas. Lembre-se: o bloqueio, ou obstáculo, à prosperidade está em sua própria mente. Agora você pode destruir essa pedra mental. Faça isso se dando bem mentalmente com todas as pessoas.

     

O ECONOMIZAR

   É o acumulo do excedente do seu ganho. Fazer excedente no seu ganho é gerar abundância na sua vida. É a combinação do ganhar, do gastar e do economizar. É gastar uma parte do capital que você ganha e economizar em seu nome, com o propósito de aumentar sua receita. Seguindo os dizeres deste livro, com certeza e convicção você terá dinheiro para concretizar os seus tão almejados desejos materiais.

   Os paradoxos da lei  do gastar são interessantes. Se você gastar dinheiro no presente, terá mais dinheiro para aquele propósito no futuro.

 

INVESTIR

   O maior investimento que você pode  fazer nesta vida é em você mesmo. Investindo em cursos, por exemplo, no seu constante aprimoramento e atualização. Ler bons livros, também, é outro grande investimento. Não é porque acabou a universidade que você vai parar de estudar. E o fato de não ter feito curso superior também não impede que a pessoa estude e se aprimore nos assuntos de que gosta. A vida é para se investir sempre, sem parar, aperfeiçoando, crescendo, aprendendo, crescendo, aprendendo, progredindo.

  Sucesso no passado não garante sucesso no futuro. Competência no presente não garante competência para sempre, porque os conhecimentos e tecnologias mudam. Você precisa estar sempre se reciclando (e a vida é isso mesmo, esse eterno movimento) para estar afinado com a prosperidade. Nunca se esqueça de sempre seguir todos os dias as  normas à risca da prosperidade. 



Comments are closed.