Dores em geral

   Dor nas costas é muito comum. Segundo estatísticas da Organização Mundial da Saúde, mais de 85 % da população mundial vai sentir dor um dia. Uma porcentagem grande delas vai conviver com dor crônica, seja lombar, cervical, da cabeça ou qualquer outra região do corpo, por anos e anos. Você é uma destas pessoas? Já se perguntou o que está fazendo de errado?  

   Primeiro, é importante entender que, se você está sentindo dor é porque SEU CÉREBRO QUER CHAMAR SUA ATENÇÃO. E, se isso está acontecendo, é porque sua coluna não está funcionando corretamente, provavelmente, devido a um fator que você está controlando (sem saber) em sua vida. Coisas cotidianas como sedentarismo, uso de cadeira, colchão ou travesseiro inadequados, certas atividades prejudicais repetidas ou devido a uma trauma, acidente no passado. É importante para você entender que SOMENTE VOCÊ PODE MUDAR ESTE QUADRO DOLOROSO. Somente você pode escolher ignorar a dor, tomar remédios ou usar outras formas para ludibriar o corpo, mas invariavelmente a dor vai voltar quando o efeito da intervenção passar, devido ao fato que a disfunção biomecânica da sua coluna continua. Atenção: PROBLEMAS BIOMECÂNICOS SÃO RESPONSÁVEIS POR MAIS DE 98% DAS QUEIXAS DA COLUNA VERTEBRAL E NÃO SÃO CORRIGIDOS POR INTERVENÇÕES QUÍMICOS.

   No paradigma quiroprático, reconhece-se que suas dores e sintomas SÃO EFEITOS SAUDÁVEIS E NORMAIS de um problema. A Quiropraxia concentra-se na CAUSA PRINCIPAL do problema.Consequentemente, quando o quiropraxista remove os bloqueios (subluxação) da coluna, o corpo começa reduzir os sintomas, pois sem a causa presente, o corpo não tem mais necessidade de provocar as dores. Agora talvez você esteja entendendo porque o uso de um certo remédio por tempos prolongados nunca acabou proporcionando-lhe o alívio permanente que você procurou. É milagre?Claro que não! Mas funciona e tira o sofrimento de milhares de pessoas, porque finalmente entregaram-se a uma ferramenta que fez a coluna reagir bem.. Quando o ajuste quiroprático é feito, a função normal da articulação é devolvida, a causa do problema foi encontrada ea pessoa está educada numa forma necessária para evitar o problema voltar de novo.

   A dor nas costas é tão recorrente no mundo contemporâneo que, 80% das pessoas no mundo terão, ao menos, um episódio de dor nas costas ao longo da vida, sendo essa a segunda maior causa de afastamento do trabalho. Outra pesquisa recente, realizada pelo Ibope, com 1,4 mil pessoas, constatou que a dor na coluna afeta 64% da população do País pelo menos uma vez na vida.

Estudos importantes sobre a quiropraxia e dor em geral.

   A dor lombar, que ocorre por causa de uma série de maus hábitos, como sedentarismo, má postura e dormir de barriga para baixo, e estruturais como pés chatos e diferença no comprimento das pernas, é uma das principais queixas entre as pessoas que sofrem de dores nas costas.

   Considerada como doença crônica entre os brasileiros, a dor nas costas, gerada por problemas na coluna vertebral, acometem 36% da população. Destes, somente 68% buscam tratamento, mesmo sentindo precocemente o sintoma da dor, de acordo com o resultado da pesquisa da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz. E um dos tratamentos indicados para a coluna são os ajustes quiropráticos, que vão direto à raiz do problema, eliminando como consequência as dores.

   Um estudo realizado em Londres comparou a satisfação de pacientes com dor lombar tratados em hospitais –, em geral, com medicamentos e procedimentos tradicionais, como cirurgia, fisioterapia etc. –, com a de pacientes que sofriam da mesma condição e que foram tratados em clínicas de Quiropraxia. A pesquisa demonstrou que o tratamento de Quiropraxia fez com que os pacientes melhorassem mais rapidamente que o hospitalar. Essa melhora, além de mais rápida, durou por mais tempo do que a melhora dos pacientes tratados em hospitais.

   Os benefícios começaram logo no início do tratamento, quando o intervalo entre as crises de dor dos pacientes tratados com Quiropraxia tornou-se cada vez maior até permitir ao paciente livrar-se totalmente da dor.

   Mas, vale lembrar que a dor não é um problema, ela é o sinal de que algo está errado e precisa ser consertado. O alívio da dor acontece quando a causa do problema (nesses casos, a subluxação) é eliminada e o paciente muda hábitos, incorporando atividades físicas em sua rotina, além da adoção de ferramentas como o apoio lombar, que dá maior sustentação a essa área do corpo na posição sentada.

   O índice de satisfação dos entrevistados pela pesquisa mensurou também a qualidade de vida dos pacientes em suas práticas diárias como a qualidade dos relacionamentos pessoais e facilidade para realizar tarefas comuns (caminhar, escovar os dentes, tomar banho etc.). Este índice também demonstrou que os pacientes atendidos com Quiropraxia sentiram-se mais satisfeitos com a realização dessas atividades após o tratamento.

Fontes:

http://www.qjg.com.br

http://pesquisa.bvsalud.org/regional/resources/mdl-10390478

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2550426



Comments are closed.