Capítulo 7

FÉ 

A SECRETA LEI DA FÉ

    A fé constitui um modo de pensar; é uma atitude mental construtiva ou um sentimento de confiança de que a coisa pela qual se está rezando virá, finalmente, a se realizar. A fé, conforme consta da Bíblia, não se refere a nenhum credo ou persuasão religiosa em particular, mas antes, e muito ao contrário, a fé nas leis da mente, leis essas que podem ser compreendidas e aplicadas por qualquer pessoa.

    Na realidade, é a fé que nos permite fazer tudo. Aprende-se, por exemplo, a dirigir automóvel pela repetição de certos processos mentais e ações musculares, que, depois de algum tempo, se transformam em um hábito, havendo apenas, então, uma simples ação reflexa e automática do subconsciente que faz com que a pessoa se encontre dirigindo o carro sem qualquer esforço consciente. Do mesmo modo se aprende a andar, a dançar, a escrever a máquina, a nadar e a fazer um sem-número de outras coisas.

   Por exemplo, o fazendeiro tem fé em que a semente colocada no solo germinará naturalmente; isto é, tem fé nas leis da agricultura. O eletricista, por sua vez, tem fé em que a eletricidade se comportará de acordo com as leis da condutivi-dade e do isolamento e sabe que a mesma flui de um potencial maior para um menor. Edison teve a idéia do fonógrafo e perseverou até a sua concretização, pois tinha fé na realização daquela sua idéia invisível.

     Tem se fé quando se sabe que os pensamentos são coisas, pois aquilo que se sente, se atrai e aquilo que se imagina, se vem a conseguir 

 

TODOS TÊM FÉ EM ALGUMA COISA

   É realmente verdade que todos têm fé em alguma coisa. O ateu tem basicamente fé nas leis da natureza, nos princípios da eletricidade, da química e da física. E você? Em que se concentra sua fé? Deixe que ela se manifeste em tudo àquilo que é bom, na alegre expectativa daquilo que é melhor e na firme crença existente em seu coração de que o Poder Infinito o ajudará a sair das dificuldades e lhe mostrará o caminho certo. Tenha firme convicção na capacidade curativa de Deus, em que Ele fará com que você se sinta física e mentalmente bem. Uma tal fé o capacitará a superar o medo, a dúvida, a preocupação, a ansiedade e os perigos imaginários de qual-quer natureza e tipo.

 

                              “Seja-vos feito segundo a vossa fé.” (Mateus, 9:29)

 

      A fé é uma maneira de pensar, uma atitude mental que obtém resultados. A fé falada na Bíblia é uma convicção baseada nas leis e princípios eternos, que jamais mudam. A fé é a fusão do pensamento com o seu sentimento, ou da mente com o coração, tão completa, inflexível e impregnável, que nenhum acontecimento ou fato externo pode abalar você.

    No capítulo décimo primeiro de S. Marcos lê-se um verso maravilhoso, o de número 23, sobre o poder da fé:

    Porque em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte (seu problema ou dificuldade): Ergue-te (isso é, acaba, dissolve-te) e lança-te ao mar (que significa o mar do seu subconsciente, onde está a cura ou a solução e onde os problemas desaparecem); e não duvidar em seu coração (o coração quer dizer sua mente subconsciente, isso é, seu pensamento consciente e seu sentimento subjetivo devem concordar), mas crer que se fará àquilo que diz, tudo o que disser lhe será feito.

    Essas verdades são muito explícitas e significam em definitivo que existe, dentro de você, uma força e uma sabedoria capazes de arrancá-lo da pobreza e da doença, de lhe revelar a resposta à sua oração e de colocá-lo na estrada da felicidade, da paz de espírito, da alegria e das relações harmoniosas com todos e com todo mundo. 

    . . . E quando Pedro saiu da barca tentou caminhar sobre as águas ao encontro de Jesus. Mas ao perceber a violência do vento, sentiu medo e receando afogar-se, gritou: Senhor, salva-me! (Mateus 14:29,30)

      Além de ser historicamente verdadeiro, este drama de Pedro e Jesus tem lugar em vossa própria mente. Pedro significa fé, perseverança, e determinação. Jesus significa o desejo de todos vocês e que, se realizado, seria a sua salvação. Jesus vem ter à vossa mente como uma idéia, desejo, plano, propósito, visão, ou algum novo entendimento. A realização de seus sonhos, planos ou propósitos, traria a vocês todos grande satisfação e alegria interior: isto seria o seu Jesus. Vocês devem agora invocar Pedro, que é a fé no Deus Todo-Poderoso, para fazer com que todas as coisas se realizem. Atentem para Pedro e Jesus como dramatizações do poder da verdade no íntimo de vocês.

   Com freqüência, assim que vocês tentam algo de novo ___ aceitar um novo cargo, por exemplo ___ a dúvida lhes chega à mente; isto é Pedro em vocês contemplando receoso a violência do vento e temendo afogar-se. Isto representa o impingimento em sua mente da espécie de crença no fracasso, na carência e limitação.

      Vocês devem cremar, incendiar, e de qualquer outro modo destruir esse pensamento negativo imediatamente. Não devem viver padecendo de um feitiço; isto querendo dizer que devem superar o sentimento negativista graças aos pensamentos positivos de sucesso, paz e prosperidade imediatamente, e concederem seu amor e sentimento a esses conceitos. Assim que mantiverem esse clima de confiança, tornar-se-ão vitório-sos.

    Dúvida e medo mantêm os homens escravos da tibieza e do fracasso. Esses falsos conceitos os levam a vacilar, recuar, equivocar-se e hesitar em seguir adiante. O meio de superar essa atitude negativa reside em incrementar sua fé e na conscientização de sua profunda potencialidade espiritual. Sejam como Pedro; ele foi bem-sucedido porque foi adiante; ele teve fé e confiança, sabendo que teria sucesso.

    Um general na chefia de suas tropas não pode se permitir vacilar e recuar no campo de batalha. Ele tem de chegar a uma decisão. De outro modo a derrota é inevitável. O fracasso em tomar uma decisão, mais uma constante hesitação flutuando na mente, conduzem a um colapso nervoso e à confusão mental no mundo do dia-a-dia. Quando vocês se encontram impelidos para um e outro lado, isso é um sinal de dúvida e medo.

      O bem lhes advém na forma de seu desejo. Se estão enfermos, desejam a saúde. Se são pobres seu desejo é a riqueza. Se estão cheios de medo, aspiram fé e confiança. Jesus surge como o seu desejo caminhando ao longo das ruas de sua mente.

    Há uma outra parte de sua mente que diz: “Não, não pode ser. É tarde demais agora.” “É impossível.” Esta é a hora de erguerem seus olhos para as colinas de onde virá o socorro; isto é, vocês erguem os olhos quando enfocam a atenção em seu bem. Lembrem-se, fé pode operar tudo.

. . . Tua fé te salvou . . . (Mateus 9:22.) . . . Seja-vos feito segundo vossa fé. (Mateus 9:29.) Vocês devem atentar para o fato de que seus desejos, idéias, ou sonhos são reais, embora invisíveis. Conhecer que a idéia é real, que é um fato consciente, concede a vocês a fé e os capacita a moverem-se sobre as águas da confusão, conflito e medo rumo a um pouso de convicção profunda em seu próprio coração. Pedro disse . . . Senhor, se és tu, manda-me ir sobre as águas até junto de ti. (Mateus 14:28).

   As idéias são nossos senhores e mestres. As idéias governam e nos regulam. A idéia dominante que você entretêm agora é seu senhor; ela gera sua própria emoção. As emoções os compelem a expressá-las. A idéia dominante de sucesso entronizada na mente gera seu próprio modo de ser ou sentimento. Este sentimento nos compele à ação certa, para que assim o que seja que vocês tentem sob a disposição de fé e confiança se torne bem sucedido. O desejo ou idéia de vocês agora é seu amo. Senhor, se és tu, manda-me ir sobre as águas até junto de ti. (Mateus 14:28) Mentalmente apropriem-se de seu desejo, beijem-no, amem-no, deixe-o cativar a sua mente; sintam a realidade dele.

    É seu desejo elevado, inspirador e maravilhoso o bastante para levá-los adiante? Este ideal seu é real, justo como a idéia de um rádio foi real na mente do inventor; ou a idéia de um automóvel era real na mente de Ford; ou a idéia de uma casa é real na mente de um arquiteto. Não se trata de uma fantasia ociosa ou um sonho comum.

     Pedro está dentro de vocês; isto é, Pedro é fé, perseveran-ça, uma adesão sem vacilações e uma inabalável confiança num Poder Onipotente que corresponde ao pensamento e à crença do homem. Essa percepção sem Formas no íntimo de vocês assume a configuração de sua crença e convicção. É realmente todas as coisas para todos os homens. Ela é a força para vocês se necessitam de forças; é orientação se dela precisam; é alimento; e saúde, também.

   Todo mundo tem fé em algo. Qual é a sua? Permitam que seja a fé em todas as coisas boas, uma jubilosa expectativa do melhor e uma crença firme inscrita em seus corações de que a Inteligência Infinita irá levá-los a sair de suas dificuldades e mostrar-lhes o caminho. Vocês têm agora uma firme convicção no Poder de Deus para solucionar problemas e obter a cura. Esta fé em Deus os capacita a caminhar com confiança sobre todas as águas do medo, da dúvida, da inquietude e perigos imaginários de todo tipo. Vocês agora sabem que o erro e o medo são crenças falsas sem poder. Sabem que esses estados negativos são falsos e sem fundamento. 

“Depois, correndo a todos com o olhar, disse ao homem: estende a tua mão. Ele estendeu-a e a sua mão tornou-se sã. Lucas 6:10. trechos relacionados Marcos 3:3-5.” 

   Quando Jesus disse Estende a tua mão, devemos considerar isso como um drama representado em sua própria consciência. Você é Jesus em ação ou o homem espiritual em ação quando a sua mente consciente e subconsciente concordam com a realização de seu desejo ou oração. Quando não houver mais discussão, e você tiver chegado a um acordo, você é Jesus Cristo em ação. Jesus representa a sua razão iluminada, e Cristo significa o poder e a sabedoria residentes no seu ser subjetivo.

   Na interpretação esotérica correta da Bíblia deve ser entendido que os princípios são personificados como pessoas a fim de tornarem a personificação e as ações mútuas vívidas e vigorosas. Acaso não reconheceis que Jesus Cristo está em vós? Se não é que estais reprovados. II Cor. 13:5.

     No entanto, não devemos limitar a história do homem com a mão seca a seu significado literal. A mão é um símbolo de poder, de direção, de eficácia. Com a mão você forma, mode-la, cria e projeta. A mão do Onipotente significa o Poder Criador de Deus focalizado ou dirigido para algum objetivo. Simbolicamente o homem tem a mão seca quando tem um complexo de inferioridade, sente-se culpado, ineficiente ou é derrotista. Esse homem não funciona com eficiência e não exprime seus dotes dados por Deus.

    Nós estendemos a nossa mão quando liberamos o nosso poder Oculto e nos tornamos meios do Amor Divino, da luz, da Verdade e da Beleza.

  A sua mão tornou-se sã significa uma personalidade sadia, feliz, equilibrada e intacta. Há uma porção de gente que é doente, infeliz, insatisfeita, inapta e ineficiente. Sua atitude para com a vida está toda errada; além disso, seu trabalho é desmazelado e desorientado. Seus corações não cantam enquanto trabalham. Sempre que você voltar com confiança para o Poder Onipotente dentro de si, sabendo que está sendo orientado e guiado por essa Luz interior, e que se está exprimindo plenamente, você se tornará na verdade um meio para o Divino e passará de glória em glória.

   Os sonhos, ambições, ideais, planos e projetos de muitos murcham e secam na mente porque eles não sabem realizá-los. O mundo exterior lhes nega o seu desejo. Sem conhecer as leis da mente, e sem saber rezar cientificamente, verificam que suas idéias maravilhosas morrem ao nascer em suas mentes, resultando em frustrações e neuroses. Se você olhar em volta de si, em seu escritório ou fábrica, verá muita gente de mão seca. Estão estagnados, literalmente morrendo na vinha. A vida é progressiva, a vida é crescimento ou criativi-dade. Nós secamos a nossa mão (nossa capacidade de alcançar e realizar) dizendo “Se eu tivesse a inteligência ou a fortuna de José. . . suas relações. . . poderia progredir e ser alguém. Mas olhem para mim, sou um João-ninguém. Nasci do lado errado da cerca. Tenho de me contentar com a minha sorte. Tenho a mão seca.”

   É assim que falam muitas pessoas. Estão sempre se menosprezando e depreciando. Liquide, expulse e erradique de sua mente o medo, a dúvida e a má vontade. Confie totalmente em Deus, exponha-se totalmente e diga, com sentimento e humildade: “Posso fazer todas as coisas por meio do Poder de Deus e a Percepção que fortalece, orienta, consola e me dirige.” Veja as maravilhas que conseguirá. Estenda a sua mão ampliando o conceito ou opinião que tem de si. Vise alto, eleve sua mira, compreenda que você irá sempre para onde está a sua visão. Você estará estendendo a sua mão ao formar mentalmente a imagem daquilo que deseja conseguir. Toque nisso com a fé na Sabedoria de Deus para fazer com que se realize e você verá manifestado na tela do espaço. Você ficará satisfeito durante algum tempo; depois um descontentamento divino tornará a agitá-lo, levando-o a mirar cada vez mais alto, e assim até ao infinito.

   Estender a sua mão, compreendido psicologicamente, é a filosofia mais sólida, simples e maravilhosa que o homem pode ter.

     Digo-te agora, Estende a sua mão.

 

TODOS TÊM FÉ

  Toda pessoa tem fé em alguma coisa. Alguns têm fé no fracasso, na doença, nos acidentes e na infelicidade. Quando você é exortado a ter fé, lembre-se de que já a tem. A questão em saber como você vai usá-la ___ se construtiva ou negativamente.

   Nossas atitudes e crenças mentais, que representam nossa fé, fazem nosso próprio céu ou inferno. Qual é a sua fé? A fé mais nobre, maior e mais elevada é aquela que se baseia nos princípios eternos, que jamais se modificam. Tenham fé na lei criadora de sua própria mente, na bondade de Deus e em todas as coisas boas, uma alegre expectativa pelo melhor e uma crença firme inscrita em seu coração, que a Inteligência Infinita o arrancará de sua dificuldade e lhe mostrará o caminho. Tenha uma firme convicção no poder de Deus para resolver seus problemas e curar você. Tenha fé na Inteligência invisível que habita dentro de você e que o capacita a andar por sobre as águas do medo, da dúvida e de perigos imaginários de toda espécie.

 

A FÉ NO INVISÍVEL

   Paulo disse: “A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem.” (Hebreus, 11:1)

   Todos os grandes cientistas, místicos, poetas, artistas e inventores são dotados e possuidores de uma fé e confiança duradoura nos poderes invisíveis que trazem dentro de si. Os cientistas e inventores têm fé na possibilidade de execução da “idéia”. A idéia de um rádio ___ embora invisível ___ era real na mente do inventor; a idéia de um automóvel era real na mente de Henry Ford; a idéia de uma nova estrutura é real na mente de um arquiteto.

  Você deve considerar o fato de que seu desejo, idéia, sonho, novo espetáculo, livro, texto, viagem, empreendimento ou aventura, embora invisíveis, são reais em sua mente. O conhecimento de que sua idéia é real, que tem forma e substância no plano mental, confere-lhe fé científica e torna você capaz de andar por sobre as águas da confusão, dos conflitos e do medo, até chegar a um lugar de profunda convicção em sua mente subconsciente. Tudo o que for dirigido para o seu subconsciente é projetado na tela do espaço. É assim que suas idéias são objetivadas.

 

A FÉ É A SUA MENTE

    Na verdade, você é invisível. Os outros não vêem os seus motivos, seus sentimentos, sua fé, sua confiança, seus sonhos, suas aspirações, seus anseios e o Princípio Vital que reside dentro de você. Quando você se lembrar disso, saberá que é invulnerável, eterno e imortal. Que não é escravo das circuns-tâncias. A Vida Divina vive, agita-se e existe em você; e você vive, agita-se e existe nesta mesma Vida Divina.

   Tudo em seu mundo, caro leitor, é manifestação de sua fé no invisível. Essa Presença Onipotente chamada Deus é receptiva ao seu pensamento e ao seu sentimento. Por exem-plo, se você exclamar: “Eu sou forte e poderoso”, você se tornará forte e robusto. Sua fé é algo em que você transforma, porque você manifesta e objetiva em seu mundo o que realmente acredita de si próprio. “. . . A fé sem obras é morta.” (Tiago, 2:26). Em outras palavras, você vê as obras da fé em sua mente, em seu corpo e em seus negócios. As obras da sua fé aparecem em seu negócio, em seu lar, nas funções do seu corpo e em todas as suas realizações. Os frutos da fé são a saúde, a felicidade, a paz, o amor, a boa vontade, a abundância, a segurança, a firmeza, o equilíbrio, a serenidade e a tranqüilidade.

 

SUBSTITUAM O MEDO OU PREOCUPAÇÃO PELA FÉ

    Quando quer que o medo ou preocupação penetre em sua mente, ele é um sinal para a ação; façam alguma coisa a esse respeito imediatamente; nunca se rendam ao medo ou preocupação. Seu medo ou preocupação é realmente um anseio por alguma coisa melhor; é uma aspiração à liberdade e à paz de espírito. E onde vocês encontrarão sua liberdade e paz de espírito? Vocês as encontrarão nos pensamentos de paz,  liberdade e equilíbrio.

    Se um homem perde seu caminho nos bosques à noite, o medo dele se apodera; mas ao saber que Deus é Todo Sabedoria, e conhece a saída, o caminhante substitui seu temor pela fé. Ele está agora saindo de um clima de temor para penetrar numa disposição interior de confiança e paz na única Presença e no único Poder. Ele modificou sua atitude mental; isto é amiúde atribuído ao Anjo que representa a Presença de Deus e que conduz esse homem ao caminho seguro. O homem que se acha perdido volta-se para Deus em prece e reconhecimento, e diz a si mesmo serena e amorosamente: “Deus está me guiando agora. Ele é uma lâmpada para os meus pés.” Ele confia e crê nessa Luz interior; esta é a Luz que ilumina cada homem que vem ao mundo.

      É uma minoria que se faz um com Deus! Há somente medo e amor. Medo é amor inverso. O Amor liberta; é oferecimento, dádiva; ele é o Espírito de Deus. O amor constrói o corpo. O amor é também um vinculo emocional. Portanto, amem  a paz, a bondade, o sucesso, a boa vontade e a harmonia, porque essa forma de amor afugenta o temor.

     “Deus é amor; e todo aquele que convive com amor habita em Deus e Este nele.”

     Eis agora os três passos para o banimento do medo:

    Primeiro passo: “O SENHOR é minha luz e minha salvação; a quem devo eu temer ou preocupar ? O SENHOR é a força da minha vida; de quem devo ficar temeroso?” O senhor significa a Presença de Deus dentro de vocês. Não há nenhum poder que desafie Deus, pois Ele é Todo-Poderoso. A coisa que vocês temem não tem poder; ela é uma falsa crença; é o fantasma sob as escadas, e não é real. Repitam essas maravilhosas palavras: “Deus não nos propiciou o Espírito do medo, mas do poder, do amor e de uma mente lúcida.”

    Segundo passo: Vocês superarão o medo pela fé em Deus e em todas as coisas boas. A fé não é um credo, dogma, ou uma religião. Fé é um modo de pensamento; é uma atitude mental positiva. Fé é algo vital; é uma profunda e permanente convicção fundada em Deus. A fé é o maior remédio do mundo! Valham-se desse remédio espiritual agora! Observem bem estas palavras, e as repitam: “Eu faço todas as coisas graças a Deus que me dá forças. Deus está comigo agora. Deus e Seus Sagrados Anjos estão sempre comigo. Estou rodeado pelo círculo do Amor Divino.” Essas palavras se acham agora refletidas em seu cérebro e no mais profundo da mente. Repitam essas poderosas exortações e todo temor irá abandoná-los.

  Terceiro passo: Quando os pensamentos de temor ou preocupação surgem, pensem em Deus; imaginem que se acham no momento repousando nos braços de Deus Onipotente do mesmo modo como repousavam nos braços de sua mãe. Digam com amor ao seu Pai em seu íntimo: “Agora, Deus, estou indo cuidar de meus assuntos, e Vós ireis comigo. Vosso Amor, Luz interior e Poder confortem, orientem e me abençoem de todos os modos. Eu amo meu Pai, e Este me ama; meu Pai é Deus! É maravilhoso!” 

 

CEGUEIRA ESPIRITUAL

   Milhões de pessoas são “cegas”, isto é, são psicológica e espiritualmente cegas por não saberem que se transformam no que pensam o dia todo. O homem é espiritual e mentalmente “cego” quando tem ódio, ressentimento ou inveja dos outros. Não se sabe que, na verdade, está guardando venenos mentais que tendem a destruí-lo.

  Milhares de pessoas vivem a dizer que não há maneira de resolver problemas delas e que sua situação é desesperada. Semelhante atitude é conseqüência da cegueira espiritual. O homem começa a ver espiritual e mentalmente quando adquire nova compreensão de suas forças mentais e desenvolve a certeza consciente de que a sabedoria e a inteligência no seu subconsciente podem resolver todos os seus problemas.

   Todos deviam ter a certeza do relacionamento e da interação da mente consciente e subconsciente. Indivíduos que já foram cegos a essas verdades, após cuidadosa introspecção, começam a ver a saúde, a riqueza, a felicidade e a paz de espírito que lhes pode pertencer através da correta aplicação das leis da mente.



Comments are closed.