Capítulo 18

DISCIPLINA 

A POSITIVA LEI DO CONTROLE EMOCIONAL

      Os antigos gregos diziam: “Homem, conhece-te a ti mesmo”. Quando você estuda, parece ser feito de quatro partes: seu corpo físico, sua natureza emocional, seu intelecto e sua natureza espiritual.

    Você está aqui para disciplinar-se, a fim de que suas naturezas intelectual, emocional e física sejam completamente ajustadas, controladas e orientadas conforme os padrões de Deus.

   Seu corpo físico não tem iniciativa própria, nem inteligência autoconsciente ou vontade. Acha-se completamente sujei-to aos seus comandos. Veja o seu corpo como um grande disco no qual você inscreve suas emoções e crenças. Sendo um disco, onde se podem fazer impressões de todos os tipos, ele registrará fielmente todos os seus conceitos emocionaliza-dos e jamais se desviará deles; portanto, você pode registrar nele uma melodia de amor, prosperidade e beleza ou uma de dor, miséria e tristeza.

          O ressentimento, o ciúme, o ódio, a ira e a melancolia se expressam no corpo de várias doenças. À medida que você aprender a controlar sua natureza mental e emocional, irá tornando-se um canal para o Divino e libertará o esplendor que você tem aprisionado e oculto em seu interior.

 

DESENVOLVENDO UMA PERSONALIDADE VITORIOSA

      Sua personalidade é o “você” que apresenta ao resto do mundo. É a imagem que dá a todos que o cercam (e a si mesmo).

          Sua “personalidade” não é algo com que nasceu, nem que você carrega como um fardo. A maioria das pessoas dotadas de personalidades notavelmente boas tiveram de criá-las. O que sente sobre seu ego durante um dia apenas pode ter um efeito sobre meu modo de sentir, agir e conviver com as outras pessoas nesse dia.

      Não importa quão boa ou forte sua personalidade é, agora, porque mesmo assim talvez gostasse de praticar a revelação ao mundo de sua melhor personalidade por um ou dois dias. Tenho visto pessoas conseguirem reações surpreendentes (e positivas) de sua família, amigos e colegas de trabalho, só porque realizaram o esforço de trabalhar em suas personalida-des por um ou dois dias. Um ou dois dias de esforço não mudarão, na verdade sua programação. É claro. Mas este esforço lhe mostrará o que você poderia fazer consigo mesmo se quisesse.

       Se deseja que a melhor personalidade continue, prossiga mudando a antiga programação e substitua-a pela melhor imagem de si próprio. Diga: “É assim que resolvi ser. Este sou eu, e é assim que quero ser para mim mesmo e para as outras pessoas da minha vida. De hoje em diante, é assim que sou!”

      O sucesso de muitas das oportunidades que surgem em seu caminho, diariamente e durante a vida toda, será afetado pela personalidade que apresentar. A personalidade que apresenta será sempre a que você cria em sua mente.

 

Diga:

     Tenho uma personalidade vencedora. Sou amistoso, entusiasta, afetuoso e verdadeiro. Sou o tipo de pessoa que os outros gostam de ter por perto.

 

   A cada dia minha personalidade se torna mais brilhante e forte, e isto revela mais claramente o espírito positivo, vencedor que existe em meu íntimo. 

 

MUDEM A SIGNIFICAÇÃO DO EU

      Se vocês dizem “Eu” em relação a tudo que pensam, sentem, dizem ou imaginam, aí não poderão transformar sua vida emocional. Lembrem-se, todo tipo de pensamento pode internar-se em sua mente; todo tipo de emoção pode ingressar em seu coração. Se dizem “Eu” em presença de todos os pensamentos negativos, vocês estão se identificando com eles. Vocês podem recusar-se a ligar esse “Eu” às emoções e pensamentos negativos.

      Vocês naturalmente, têm como costume evitar trechos lamacentos quando caminham ao longo de uma estrada; de igual modo, devem evitar descer as vias lodosas de sua mente onde o medo, ressentimento, hostilidade e vontade doentia espreitam e se movem. Recusem dar atenção a comentários negativos. Não contatem com as disposições negativas, nem deixem que elas os toquem. Exercitem a separação interior graças à obtenção de um novo sentimento acerca de si mes-mos e do que vocês realmente são. Comecem a perceber que o “Eu” real em vocês é o Espírito Infinito, o espírito Unificado. Comecem a se identificar com as qualidades e atributos desse Espírito Único. Então sua vida inteira será transformada.

      Todo o segredo da transformação de sua natureza emocional negativa reside em exercitarem a auto-observação. Observar e observar a si mesmo especificamente são duas coisas diferentes. Quando vocês dizem: “Observem” . . . isto quer dizer prestar atenção a coisas exteriores. Na auto-observação a atenção é dirigida para o interior.

      Um homem pode passar sua vida inteira estudando o átomo, as estrelas, o corpo e o mundo dos fenômenos, isto é, o conhecimento do mundo exterior; este conhecimento não pode acarretar uma mudança interior ___ a mudança operada no íntimo. Vocês devem aprender a diferenciar, a discernir, a separar o joio do trigo. Praticam a arte da auto-observação quando começam a se perguntar: “Esta idéia é verdadeira? Deverá ela me santificar, curar ou inspirar? Irá ela conceder-me a paz de espírito como também contribuir para o bem-estar geral da humanidade?

      Vocês estão vivendo em dois mundos: o exterior e o interior; no entanto ambos são um só. Um é visível e o outro invisível (objetivo e subjetivo). Seu mundo exterior penetra através dos cinco sentidos e é compartilhado por todos. Seu mundo interior de pensamentos, sentimentos, sensações, crenças e reações é invisível e pertence só a vocês.

    Perguntem a si mesmos: “Em que mundo eu vivo? Vivo somente no mundo revelado pelos meus cinco sentidos ou nesse mundo interior?” É nesse mundo interior que vocês vivem todo o tempo; é este em que sentem e sofrem.

      Suponham que vocês sejam convidados a um banquete. Tudo que vêem, ouvem, provam, cheiram e tocam pertence ao mundo exterior. Tudo que  pensam, sentem, gostam ou desgostam pertence ao mundo interior. Vocês comparecem a dois banquetes registrados diferentemente; a saber, um é exterior e o outro interior. É em seu mundo interior de pensamento, sentimento e emoção que se erguem e caem e se inclinam para cá e para lá.

      A fim de se transformarem, vocês devem começar a mudar o mundo interior através da purificação das emoções e a ordenação correta da mente mediante o pensamento certo. Se desejam desenvolver espiritualmente, devem transformar-se.

      Transformação significa a mudança de uma coisa em uma outra. Há muitas e bem conhecidas transformações da     matéria. O açúcar através de um processo de destilação é convertido em álcool; o radium lentamente se transforma em chumbo, etc . O alimento ingerido é transformado, etapa por etapa, em todas as substâncias necessárias à sua existência.

      Suas experiências, entrando em curso como impressões, devem ser similarmente transformadas. Suponham, por exem-plo, que vêem uma pessoa que amam e admiram. Vocês colhem impressões sobre tal pessoa. Suponham por outro lado que encontrem uma pessoa da qual não gostam; aí colhem impressões também.

         Seu marido ou filha sentados no divã enquanto você lê este livro é para você aquilo que imagina que sejam. Em outras palavras, impressões são recebidas pela mente de vocês. Se fossem surdos, não escutariam suas vozes. Vocês podem modificar suas impressões sobre as outras pessoas. Transformar suas impressões significa transformarem-se a si mesmos. Para mudar a sua vida, mude suas reações diante da vida. Vocês se descobrem reagindo de modo estereotipado? Se suas reações são negativas, assim é sua vida. Nunca permitam que sua vida seja uma série de reações negativas a impressões que lhes ocorrem diariamente.

      A fim de se observarem verdadeiramente, devem entender que não importa o que aconteça, seus pensamentos e sentimentos estão fixados nesta grande verdade: “Como é a realidade Divina e do Céu?” Isso irá elevar-lhe o espírito e transformar todos os seus pensamentos e emoções negativos. Vocês  podem ser levados a dizer que outras pessoas são censuráveis por causa do modo como falam ou agem, mas se o que elas dizem ou fazem os tornam negativistas, vocês se acham interiormente perturbados; esse estado negativo é aquele onde vocês agora vivem, se movem e existem.

      Vocês não podem permitir-se serem negativos; esse estado mental exaure sua vitalidade, rouba-lhes o entusiasmo e os torna física e mentalmente enfermos. Vocês vivem  no recinto onde se acham ou vivem em seus pensamentos, sentimentos, emoções, esperanças e desespero? Não é o que vocês estão sentindo acerca de seu ambiente agora que lhe é real? Quando você diz: “Meu nome é John Jones, o que está querendo dizer? Não é um fato que vocês são um produto de seus pensamentos mais os costumes, tradições e a influência daqueles que os rodearam enquanto cresceram? Vocês são realmente a soma total de crenças e opiniões, mais o que extraíram da educação, condicionamento ambiental e outras influências sem contar que agem sobre vocês provindas do mundo exterior e penetrando através de seus sentidos externos.

       Talvez agora estejam se comparando com outros. Sentem-se inferiores na presença de uma pessoa que parece ser mais distinta do que vocês? Suponhamos que você seja um ótimo pianista ___ quando alguém elogia um outro pianista, você se sente inferiorizado? Se possui o sentimento real do “Eu” isto não será possível, pois o verdadeiro sentimento do “Eu” é o sentimento da Presença do Infinito Único em você, Aquele que não admite comparações.

    Ouspensky costumava assinalar que as pessoas se tornam transformadas com facilidade porque seu sentido do “Eu” derivou de estados de consciência negativos.

      Recentemente foi dito a um homem durante aulas sobre a Bíblia: “O senhor tem observado sua reação típica a pessoas, artigos de jornais e comentaristas radiofônicos? Já notou o seu comportamento habitual e estereotipado?”

      Ele replicou: “Não, eu não tenho notado essas coisas.” Ele estava se encarando como auto-suficiente e não desenvolvido espiritualmente. Começou a refletir sobre as suas reações; então admitiu que muitos dos artigos e comentários o irrita-vam imensamente. Ele tinha estado reagido de um modo que maquinal e não se disciplinava a si mesmo. Não faria diferença alguma se todos os articulistas e comentaristas estivessem errados e ele apenas estivesse certo; a emoção negativa nele despertada é destrutiva, denota ausência de disciplina mental e espiritual.

        Quando você diz: “Eu penso isso . . .”, “Eu penso aquilo…”. “Eu ressinto disso . . .”, ou “Eu não gosto disso . . .”, que “Eu” está falando? Não há um “Eu” diferente se pronunciando a cada momento? Cada “Eu” é completamente distinto. Um “Eu” em vocês critica num certo momento, poucos minutos depois um outro “Eu” se expressa ternamente. Atentem para isso e aprendam acerca de seus diferentes “Eus” e que determinados “Eus” nunca devem dominar, controlar ou dirigir seus pensamentos.

      Atentem bem para os “Eus” com que se acham unidos. Com que tipo de pessoas vocês se associam? Estou me referindo às pessoas que moram em sua mente. Lembrem-se de que sua mente é uma cidade; pensamentos, idéias, opiniões, sentimentos, sensações e crenças, todos moram ali. Alguns dos lugares de sua mente são cortiços e ruas perigosas; contudo, Jesus (seu anseio) está sempre caminhan-do pelas ruas de sua mente na forma de seu ideal, meta e objetivo na vida.

      Um dos significados de Jesus é o anseio de todos vocês; porque seu desejo, quando realizado, é que os salva. Seus intentos e objetivos na vida estão agora acenando para vocês; movam-se na direção deles. Concedam sua atenção a seu anseio; em outras palavras, tomem por ele um vivo interesse. Desçam as ruas de amor, paz, alegria e boa vontade de sua mente; vocês encontrarão pessoas maravilhosas no caminho. Encontrarão ruas belamente iluminadas e cidadãos maravilho-sos nas melhores ruas de sua mente.

      Nunca permitam que sua casa, que é a mente, esteja cheia de criados que não podem ter sob controle. Quando vocês eram jovens, foram ensinados a não privar com o que suas mães chamavam de “más companhias”. Agora, quando começam a despertar para seus poderes interiores, devem fazer questão especial de não andar com os “eus” errados (pensamentos) em seu íntimo.

      Toda a vez que se achem propensos a ficar zangados, recriminativos, deprimidos ou irritados pensem em Deus e no Céu, e se perguntem: “Como é a vida em Deus e no Céu?” Aí está a resposta para a conversão num novo homem. Eis como vocês se tornam espiritualmente renascidos ou experimentam o que é denominado o segundo nascimento. (O segundo nascimento é a disciplina interna e o entendimento espiritual).

       O santo e o pecador estão em todos nós; assim está também o assassino e o santo homem; igualmente, Deus e o mundo mental. Todo homem básica e fundamentalmente aspira expressar o bem e realizá-lo. Isto é “o positivo em vocês”. Se vocês têm cometido atos destrutivos como, por exemplo, se roubaram, magoaram e enganaram a outras pessoas, e elas os condenaram e os mantiveram numa posição desfavorável, vocês podem elevar-se do cortiço de sua própria consciência onde cessarão de se condenar a si mesmos. Então todos os seus acusadores deverão aquietar suas línguas. Quando vocês cessarem de se acusar, o mundo não mais os acusará; este é o poder de sua própria consciência. Ela é o Deus em vocês.

     É tolice condenarem a si mesmos; não têm de fazê-lo. É ocioso fazer companhia aos pensamentos de auto-acusação. Suponhamos que vocês cometeram atos de injustiça, atos criminosos, ou outras ações pérfidas. Não foi Deus em vocês que fez tais coisas; não foi o “Eu” real ou o Infinito Uno, foi o outro “eu” (o mundo mental) em vocês. Isso não irá, natural-mente, eximir vocês de sua responsabilidade, tanto como se vocês puserem a mão perto do fogo certamente a queimarão; ou se ultrapassarem o sinal vermelho, serão multados por violação das leis do tráfego.

      O outro eu representa os muitos “Eus” em vocês, por exemplo às muitas idéias e crenças negativas que são poderes exteriores à sua própria consciência; a crença de que os outros podem magoar vocês; ou que os elementos são inamistosos, mais os temores, superstições e ignorância de toda espécie. Finalmente, preconceitos, receios e rancores guiam e dirigem vocês levando-os a fazer o que de outro modo não fariam. O meio ideal de mudar o sentimento do “Eu” real dentro de vocês, tudo que é nobre, maravilhoso e a semelhança de Deus.

      Comecem por afirmar: “Eu sou forte. Sou esplêndido. Sou feliz. Eu sou inspirado. Eu sou iluminado. Eu sou amoroso. Eu sou generoso. Eu sou harmonioso. Eu sou próspero.” Sintam esses estados de espírito; afirmemnos e creiam neles, então começarão a viver verdadeiramente no jardim de Deus. Seja o que anexem ao “EU SOU” e nisso creiam, vocês se converterão no que afirmam. O “EU SOU” em vocês é Deus, e não há nenhum outro. “EU SOU” ou Vida, Conscientização, Ser Puro, Existência ou o Eu Real de vocês é Deus. É a Causa Única. É o Poder Único realizando tudo no mundo. Tratem de honrá-lo; vivam com o sentimento do “EU SOU iluminado” o dia todo, e maravilhas acontecerão em sua vida. Sintam-se inspirados pelas Divinas alturas; continuem a viver nessa atmosfera mental. Então vocês prolongarão a sabedoria, a verdade e a beleza do mais profundo de sua mente, e seu mundo inteiro será transformado graças à contemplação interior das verdades de Deus.

      Assim que continuarem a mudar o sentimento do “Eu”, como foi delineado linhas atrás, vocês povoarão e iluminarão todos o recessos da mente com as eternas verdades de Deus: Nada receies, pois eu te salvarei . . . e se tiveres que atravessar os rios estes não te submergirão; se caminhares em meio ao fogo não te queimarás. (Isaías 43:1,2.) É sempre a Presença de Deus que segue adiante de vocês aonde quer que vão. Sua atitude mental dominante ou atmosfera está seguindo à frente de vocês todo o tempo criando as experiências que irão encontrar.

      Tenham em conta que, quando vocês oram acerca de alguma coisa específica, é necessário qualificar sua mente com a consciência ou sentimento de ter ou ser essa coisa. Mental e completamente vocês rejeitam os argumentos em contrário na sua mente; isto é a prece. Qualifiquem sua consciência com a coisa pela qual estão orando, pensando e deliberando sobre ela com interesse. Façam isso, calma e regularmente, até que a convicção seja atingida em sua consciência. Assim que fizerem isso, o problema não mais o incomodará. Vocês manterão seu equilíbrio mental, mais o sentimento de: “Eu agora sinto que sou o que eu ansiava ser”, e assim que continuarem a sentir isso, se converterão no que afirmam.

      Eis aqui a lei: “Eu sou o que sinto eu mesmo ser.” Exercitem a transformação do sentido do “Eu” a cada dia e afirmem: “Eu sou Espírito. Eu penso, vejo, sinto e vivo como Espírito, a Presença de Deus.” (O outro eu em vocês pensa, sente e age como a mente das outras pessoas o faz.)

           Quando vocês continuam a fazer isso, começam a sentir que são um só com Deus. Como o sol na esfera celestial resgata a terra da escuridão e sombras, assim também a realização da presença de Deus em vocês revela o que sempre desejaram ser ___ o homem jubiloso, próspero, pleno de paz e bem-sucedido, cujo intelecto é iluminado pela Luz vinda do alto. 

      Deus faz o sol brilhar sobre todos os homens em toda parte. Nenhum homem pode retirar o brilho do sol do Amor Divino de vocês. Ninguém pode colocá-los na prisão do medo e da ignorância quando vocês conhecem a Verdade de Deus que os coloca em liberdade.

      O sentimento de que o “EU SOU” em vocês é Deus revela-lhes que não há nada de que se sintam receosos e que são um com a Onipotência, a Onisciência e a Onipresença. Ninguém pode roubar-lhes saúde, paz, alegria ou felicidade. Vocês não vivem mais com os muitos “Eus” do medo, da dúvida e superstição. Agora vivem na Divina Presença e na consciência da liberdade.

      E se perguntem: “Quem zela por mim a cada momento e fala em Seu Nome, chamando-se “Eu”?

   Nunca se identifiquem com os pontos negativos tais como medo, preconceito, orgulho, arrogância, condenação, etc. Vocês agora percebem que não caminham na direção dos negativos “Eus”. Agora nunca dirão de novo: “Sim”, a qualquer pensamento ocioso e negativo. E nem dirão a tais pensamentos a sua sanção e assinatura.

      Tornem-se observadores mantendo os olhos fixados em Deus ___ o “Eu” real ___ o Infinito Único em seu íntimo. Sintam o sentido do “Eu” no lado do observador, e não naquele que estão observando. Sintam que estão olhando através dos olhos de Deus; pois Vossos olhos são por demais puros para visualizarem o mal, e não podeis contemplar a iniqüidade. (Habacuque 1:13.)

 

AMADURECENDO MENTALMENTE

      Pense nisso um instante: nem todo dinheiro do mundo lhe poderá comprar um corpo sadio, mas você pode adquirir saúde através das riquezas da mente, tais como pensamentos de paz, harmonia e saúde perfeita.

      Se você deseja tornar-se emocional e espiritualmente amadurecido, é absolutamente necessário que controle suas emoções. Você é considerado emocionalmente maduro quando libera seus sentimentos de forma construtiva e harmoniosa. Se não disciplinar ou frear suas emoções, você é considerado imaturo, uma criatura que não cresceu, mesmo que cronologicamente tenha cinqüenta anos de idade.

 

FAZENDO O CONCEITO CERTO DE SI MESMO

      O maior tirano é uma idéia falsa que controla sua mente e o mantém manietado. As idéias que você mantém sobre si mesmo induzem-lhe emoções definidas. Psicologicamente falando, as emoções controlam todo o curso de sua vida para o bem ou para o mal.

      Se você estiver cheio de ressentimento ou rancor contra uma pessoa, essas emoções exercerão uma influência maléfica sobre você e governarão suas ações de um modo muito diferente do que você desejaria. Quando você quiser ser amável, afável e cordial, mostrar-se-á desagradável, cético e rabugento. Quando quiser ser sadio, bem sucedido e próspero na vida, verá que tudo sai errado.

      Vocês que estão lendo este livro, conhecem a capacidade que têm para escolher um conceito de paz e boa vontade. Aceitem com sinceridade em sua mente as idéias de paz e amor, e serão governados, controlados e dirigidos de modo certo.

 

VOCÊ PODE CONTROLAR SUAS EMOÇÕES

      Vejamos como se geram nossas emoções. Suponha que você contempla um aleijado; talvez você seja movido pela emoção de piedade. Por outro lado, você pode ver uma criança muito linda e sentir nascer de seu interior a emoção de amor.

      Você sabe que não pode imaginar uma emoção; porém, se você pensar num episódio ou acontecimento desagradável do passado, induzirá daí a emoção correspondente. Lembre-se de que é essencial, primeiro, criar um pensamento ou uma ima-gem mental, antes de poder induzir uma emoção.

      A emoção é sempre o trabalho de uma idéia em sua mente. Se você deseja sinceramente governar e controlar suas emoções, deve manter o controle de seus pensamentos e de suas imagens mentais.

      Encarregando-se dos seus pensamentos, você pode substituir o medo pelo amor, a má vontade pela boa vontade, a tristeza pela alegria, a miséria pela prosperidade e a irritação pela paz. No instante que você receber o estímulo de uma emoção negativa, suplante-a pela disposição de amor e boa vontade. Em vez de dar razão ao medo, diga para si mesmo: “Quem se une com Deus está com a maioria”. Encha sua mente com os conceitos de fé, confiança, paz e amor; então os pensamentos negativos não poderão entrar ali.

 

TORNANDO-SE EMOCIONALMENTE MADURO

      O que alguém diz não pode, na realidade, incomodar-nos ou irritar-nos, a menos que permitamos que isso aconteça. A única maneira como alguém pode nos perturbar é através de nosso próprio pensamento. Se ficamos zangados, temos que passar por quatro estágios mentais. Começamos por pensar no que foi dito. Resolvemos ficar zangados e geramos a emoção da raiva. Em seguida, decidimos agir. Talvez com palavras ou indo às vias de fato. Como você vê, o pensamento, a emoção, a reação e a ação, todas elas, ocorrem em nossa mente.

  Mas o que significa ser emocionalmente maduro? Significa que ultrapassamos a tendência natural, mas também infantil, de responder com negatividade as criticas e ressentimentos dos outros. Ninguém gosta de ser criticado e menosprezado. Temos, contudo, a capacidade de escolher como reagir quando isso acontece. A escolha madura consiste em evitar responder de forma analogamente negativa. Pagar na mesma moeda significa descer para o nível da crítica humilhante e tornar-se uno com a atmosfera negativa do outro. Identifique-se com seu objetivo na vida.

      Não permita que qualquer pessoa, lugar ou coisa o desvie de seu senso interior de paz, tranqüilidade radiante. 

      “A riqueza do homem está nos pensamentos de seu coração.” (Adágio birmanês)

 

PARE COM AS CRÍTICAS

      Quando começamos a lidar com a crítica, em geral constatamos que estamos sempre nos criticando pelas mesmas coisas. Criticar não adianta nada. Tente outra tática. Comece a se aprovar como você é agora, lembrando que pessoas críticas costumam atraírem críticas, pois tudo o que damos recebemos de volta. Tenha em mente também que você não tem de ser perfeito o tempo todo. Afinal, quem é perfeito? Eu não conheço ninguém, e você?

      Acima de tudo, lembre-se de que, quando critica outra pessoa ou se queixa dela, está criticando ou se queixando de alguma parte de si mesmo. É comum não querermos aceitar certos aspectos de nós mesmos. Isso leva ao abuso de álcool, cigarros, drogas, comidas, etc. É uma forma de nos castigarmos por não sermos perfeitos. Mas… perfeitos para quem? De quem são as exigências e expectativas que continuamos tentando atender? Proponha-se a deixar ir embora de sua vida as exigências e os padrões de outras pessoas. Sendo apenas você mesmo, descobrirá que é maravilhoso, exatamente como é neste instante.

      Se você sempre foi uma pessoa crítica, que vê só o negativismo da vida, com certeza levará algum tempo para mudar até tornar-se carinhoso e disposto a aceitar os defeitos dos outros. Precisará de muita paciência enquanto estiver treinando para libertar-se do hábito de criticar. Pense bem que a crítica é só um hábito, e não a realidade de seu ser.

      Você é capaz de imaginar como seria maravilhoso se pudéssemos viver sem jamais sermos criticados? Todos nos sentiríamos à vontade, em completo conforto o tempo todo. Cada manhã seria o início de um dia maravilhoso, porque nele todos iriam nos amar, respeitar e aceitar, não existiriam censuras ou humilhações. Procure não criticar a si mesmo e aos outros e você estará próximo de uma vida assim.

      Quando você ama a si próprio, automaticamente traz para fora o que tem de melhor. Veja bem, não estou dizendo que você será uma pessoa melhor, pois isso daria a idéia de que não é suficientemente bom agora. O que desejo explicar é que você encontrará modos mais positivos de atender a suas próprias necessidades e expressará aquilo que você realmente é.

 

LIVRANDO-SE DOS VÍCIOS

      Uma das maneiras mais comuns de alguém mascarar seus medos é recorrer a vícios. Estes reprimem as emoções, que não são sentidas com tanta clareza. Existem muitos outros vícios além dos relacionados com substâncias tóxicas. São chamados de vícios de padrões, hábitos que adotamos para não tomarmos realmente conta de nossa vida. Quando não queremos enfrentar alguma situação, quando não estamos contentes com a posição que ocupamos no mundo, procuramos um padrão qualquer por meio do qual possamos fugir do desconforto. Para alguns esse padrão é ficar procurando defeitos nos outros, de modo a encontrar sempre um jeito de pôr a culpa em alguém pelo que está saindo de errado em sua vida.

      Certas pessoas têm o vício emocional de estar sempre endividadas. Parece que fazem tudo para se cobrir de dívidas, usando isso como desculpa para mudanças que devem ser feitas aqui e agora. Um outro vício emocional é a rejeição. Aonde quer que alguém vá, sempre atrai pessoas que o rejeitam. Se você for desse tipo, pergunte-se: “O que não estou aceitando de mim mesmo?”

      Existe um número enorme de pessoas viciadas em doenças. Elas estão sempre pegando alguma coisa ou preocupando-se com a possibilidade de contágio.

      Bem, esses são vícios emocionais. Contudo, se você vai se viciar em algo, por que não em amar a si mesmo? Vicie-se também em fazer afirmações positivas. Esses são vícios que jamais o prejudicarão.

 

SE VOCÊ MUDAR, O MUNDO MUDA COM VOCÊ

      William James foi um dos grandes filósofos e psicólogos americanos. Era professor da Universidade de Harvard, quando lhe foi perguntado, certa vez, qual a descoberta mais importante no campo do desenvolvimento humano nos últimos 100 anos. Sua resposta foi a seguinte: “Até agora, pensava-se que, para agir, era preciso sentir. Sabe-se, hoje, que se começarmos a agir, o sentimento aparece.”

      James resume essa descoberta com o seguinte ditado:

      “O passarinho não canta porque está feliz, ele está feliz porque canta”.

    Mesmo que você esteja deprimido, se começar a agir de um jeito feliz, você passará a se sentir feliz e, então, a ser feliz.

 “O comportamento muda o sentimento, o sentimento muda o pensamento.” A maioria das pessoas diz: o dia em que me sentir assim, eu vou fazer. Não é este o caminho; comece logo a fazer que o sentimento aparece, as coisas mudam fora e dentro de você. Intenção sem ação é ilusão. Ouse fazer e o poder lhe será dado.

 

A HONESTIDADE

      “Honestidade” é uma palavra muito usada, mas seu real significado raramente é percebido. Não tem nada a ver com moralidade ou ser bonzinho. Ser honesto também tem pouca relação com ser apanhado e ir para a cadeia. De fato, ser honesto é um ato de amor por si mesmo.

      A lei de causa e efeito atua em todos os níveis. Se você menospreza e critica os outros, será menosprezado e criticado. Se você está sempre com raiva, só atrai raiva. Da mesma forma, se você é honesto, só atrai honestidade.

      Imagine que você acaba de descobrir que sua casa foi assaltada. Sua primeira reação é sentir-se uma vítima: “Por que fizeram essa maldade comigo?” No entanto, o que você precisa fazer é parar e para pensar por que e como você atraiu essa experiência desagradável.

      Quando se ouve alguém se queixar de que foi roubado ou sofreu uma perda em alguma área de sua vida, logo é perguntado: “O que você andou roubando ultimamente?” A primeira reação é sempre um ar de surpresa, mas uma análise mais cuidadosa e profunda acaba revelando uma ligação entre os dois acontecimentos.

      Quando nos apoderamos de alguma coisa que não é nossa, perdemos algo de maior valor. Se rompemos o relacionamento de alguém, podemos perder um emprego. Se roubamos dinheiro ou algum objeto, podemos sofrer uma perda em um relacionamento. Se furtarmos selos ou canetas do escritório onde trabalhamos, podemos perder a condução ou um com-promisso. Como tudo nesta vida, a desonestidade tem seu preço.

      Infelizmente, muitas pessoas roubam de hotéis, lojas de departamentos, supermercados, grandes companhias etc. porque acreditam que essas empresas podem arcar com o prejuízo. Mas esse tipo de raciocínio não funciona com a lei da causa e efeito. Quem rouba é roubado. Quem dá recebe. Não pode ser diferente.

      Assumir a responsabilidade de criar as próprias experiências é uma idéia que nem todos gostam de aceitar. É sempre mais fácil pôr a culpa nos outros de que enfrentar os próprios defeitos. Entretanto, o crescimento espiritual só ocorre quando reconhecemos que existe muito pouco de valor fora de nós, que tudo vem de dentro.

      Se você anda sofrendo muitas perdas ou prejuízos na vida, examine o que pode estar tirando dos outros. Algumas pessoas que jamais furtariam um alfinete não hesitam em roubar a auto-estima de um semelhante, fazendo-o sentir culpado por alguma infelicidade.

      É preciso muita auto-análise e percepção para sermos verdadeiramente honestos em todos os níveis. Quando nos apossamos de algo que não nos pertence, avisamos o Universo que não somos dignos de ganhar com nosso próprio trabalho, que não somos bons o bastante, que desejamos também ser roubados. Estamos dizendo também que não acreditamos que existe o suficiente para todos. Acreditamos que temos de ser furtivos para conseguir o que é bom. Essas crenças se tornam muralhas em torno de nós, impedindo-nos de experimentar a abundância e a alegria da vida.

      As crenças negativas não são a verdade de nosso ser. Somos magníficos e merecemos o melhor. Este é um planeta de abundância. Quando entendemos que nossos pensamentos criam nossa realidade, ser absolutamente honestos, até o último clipe de papel, é mais uma escolha que fazemos por amor a nós mesmos. A honestidade ajuda nossa vida a fluir com mais facilidade e suavidade.

      Por isso, lembre-se de você mesmo quando fizer alguma compra e receber troco errado a seu favor. Avisar o caixa de seu erro é uma obrigação espiritual sua, que só reverterá para seu próprio bem.

      Se a desonestidade atrai a desarmonia, o amor e a honestidade somados fazem maravilhas. Tal como criamos o que existe de mau em nossa vida, também criamos o que temos de bom, até as mais belas surpresas. Nosso poder é imenso. E o que aprendemos a criar com nossa própria consciência tem um valor muito maior do que qualquer dinheiro que poderemos roubar.

     

A FÓRMULA DA SERENIDADE TOTAL

      No coração do ciclone que rasga os céus, há sempre um lugar de calma central, disse Edwin Markham. Ao ser surpreendido por um furacão ou ciclone, o aviador sabe que, se voar diretamente para seu centro, ali encontrará quietude e calma. É também no centro, no íntimo do seu ser, que se acha o Poder Infinito, que é todo benção, paz absoluta e amor, harmonia e alegria infinitos. Procure entrar em sintonia, mental e emocionalmente, com esses atributos e qualidades do Poder Infinito, para sentir-se espiritualmente calmo e restabelecido.

   Sua mente é um meio de recepção de toda propaganda, opiniões e impressões errôneas que provêm do mundo exterior. Algumas dessas impressões são boas, mas a maioria é de natureza negativa. A menos que sua mente esteja sintonizada com o Poder Infinito e saiba, assim, separar o joio do trigo, essas impressões errôneas e negativas podem enraizar-se e ocasionar problemas, tais como doença, a confusão, o medo e as limitações de todos os tipos.

      O mundo, ou a mente da massa, tende a acreditar tanto no bem como no mal, e também na doença, na miséria, na desventura e nas catástrofes de todas as espécies. A pessoa que persevera em tais crenças e negligencia sintonia com o Poder Infinito está fadada a atribulações, problemas e dificul-dades.

      Diz a Bíblia: . . . Tende confiança; eu venci o mundo (a mente da massa) (João 16:33). Tenha confiança; deixe que seu conhecimento do Poder Infinito supere todos os seus problemas. Comece, desde agora, a encher sua mente de conceitos de harmonia, de paz, de amor, de alegria e de correção. Torna-se consciente de seus poderes inerentes, divinos, que o capacitam a dedicar atenção, devoção e amor à idéias que contribuem para curar, abençoar, inspirar, elevar, dignificar e encher sua alma de alegria.

      A pessoa sempre se move na direção da idéia que domina sua mente. Sua consciência e confiança no Poder Infinito em seu efeito curativo, sempre a sua disposição, enchem sua mente e seu coração, levando-o a pairar sobre todos os obstáculos e a atingir o paraíso do repouso, existente em seu íntimo, e dando-lhe, finalmente, a convicção de que, para o Poder Infinito de Deus, todas as coisas são possíveis.

      A manutenção dessa atitude mental face às dificuldades lhe possibilitará superar o mundo (convicções objetivas, falsas crenças e receios generalizados), comparando-o àquele a que se referem os salmos bíblicos: Ele é qual a árvore plantada junto ao leito dos rios, que em tempo próprio dá seu fruto e cuja folha não cai; e ele leva ao fim tudo o quanto empreende (Salmos 1:3)

 

LIDANDO COM PESSOAS DIFÍCEIS

      Não deve ser surpresa para ninguém que algumas pessoas neste mundo sejam figurinhas difíceis, mentalmente deformadas, tortas. Mal condicionadas. Muitas delas são delinquentes mentais, criadoras de casos, hostis, briguentas, cínicas e amarguradas. Psicologicamente, estão doentes. A mente dessas pessoas ficou deformada, torta, talvez devido a experiências passadas.

      O que fazer quando temos que lidar com tais pessoas? A tentação é devolver-lhes, sob a forma de antipatia, a energia negativa que nos enviam. Mas, para fazer isso temos, inicialmente, de lhes absorver mentalmente a energia negativa, com todos os maus efeitos que isso traz para nosso bem-estar. Esforce-se, em vez disso, para “retribuir o mal com o bem”. Essa atitude cria uma couraça que nos protege contra os problemas e atitudes desagradáveis delas. Por outro lado, o envio de compaixão e compreensão põe em movimento o processo de mudá-las.   

 

APAZIGUAR JAMAIS DÁ RESULTADO

      Não permita que ninguém se aproveite de você e consiga o que quer com crises de mau humor, de choro, e outras formas de chantagem emocional. Essas pessoas são ditadoras que tentam escravizá-lo e obrigá-lo a fazer o que querem. Seja bondoso, mas firme, e recuse-se a ceder. Apaziguar jamais dá resultado. Recuse-se a contribuir para a má conduta, o egoísmo e a possessividade dessas pessoas. Lembre-se de que esta é a maneira certa de agir. Você está aqui para realizar seu ideal e permanecer fiel às verdades e valores espirituais eternos da vida.

      Não dê a ninguém no mundo o poder de desviá-lo de sua meta, de seu objetivo na vida, que é o de manifestar no mundo seus talentos, servir à humanidade e revelar mais e mais a sabedoria, verdade e beleza de Deus a todas as pessoas. Permaneça fiel ao seu ideal. Aceite definitiva e absolutamente que tudo que contribuir para sua paz, felicidade e realização pessoal terá que ser necessariamente uma benção para todos que caminham sobre a terra. A harmonia da parte é a harmonia do todo, porque o todo está na parte e a parte está no todo. Tudo o que você deve ao outro, como diz Paulo, é amor, e amor é a aplicação da lei da saúde, da felicidade e da paz de espírito.

 

A LUMINOSIDADE CÓSMICA E O SUCESSO NA VIDA

         Deixe de andar em círculos! Concentre-se seus olhos na luminosidade da glória divina e acompanhe-a sempre, em sua marcha para frente. Cesse de viver como se fosse uma máquina, repetindo constantemente os mesmos clichês, pensando sempre da mesma forma e reagindo mecanicamente.

        Quando o carro fica velho, troca-se por um novo; o mesmo acontece com nossas roupas, nossa casa, e nosso escritório, que, de tempos em tempos, precisam ser renovados. E por que não fazer a mesma coisa no sentido de obter uma nova visão, uma nova linguagem de si mesmo? Deseje sempre o melhor; antecipe sempre, para si mesmo, um futuro glorioso e acredite firmemente em tal possibilidade; viva segundo uma nova imagem de si mesmo, pois, assim fazendo, terá a satisfação de assistir, com alegria e emoção, a concreti-zação de seus sonhos.

      De que você tem consciência atualmente? Qual é o seu nível de percepção das coisas? Você, quando muito, consegue ver e ouvir as pessoas de sua própria família: sua esposa, seus filhos e, nem sempre, outros parentes. Há, entretanto, em sua própria casa, muitas coisas das quais você não tem consciência. Você pode, por exemplo, ligar a televisão ou o rádio e ver e ouvir pessoas que não se acham presentemente ali, em sua casa. Mas tem você, por acaso, consciência do elemento divino existente em seu íntimo, que pode não só curá-lo, mas também inspirá-lo, revigorá-lo, revelar-lhe um sem-número de talentos ocultos e literalmente transformar toda a sua vida com toda sorte de milagres? Este Poder irrefreável acha-se sempre presente; comece a usá-lo imediatamente!

 

O PODER INFINITO E A AUTOCONFIANÇA

      No terceiro capítulo dos Atos dos Apóstolos, há uma história maravilhosa de um homem coxo de nascença, que esmolava à porta do templo e ao qual Pedro e João disseram:. . . Olha para nós, Pedro . . . tomando-o pela mão direita . . . e, dando um salto, pôs-se de pé e começou a andar; e entrou com eles no templo, andando e dando graças a Deus (Atos 3:4-8)

              Pedro traduz a fé em Deus e João, o Seu amor, a Sua bondade. Tenha fé e confiança nas virtudes e atributos divinos existentes em seu próprio ser e tenha, também, amor por todos os seus semelhantes, desejando-lhes sempre todas as bênçãos da vida.

         Levante o olhar e adquira uma nova visão de si mesmo. O Poder do Todo-Poderoso corresponderá a essa nova visão e fará com que você se levante, caminhe e salte; dê graças ao milagroso Poder Infinito existente em seu íntimo.

 

MUDE DE IMAGEM E SEJA O QUE REALMENTE DESEJA SER

        Ponha de lado os antiquados padrões de pensamento e faça as coisas do modo que você realmente deseja que elas sejam. Para se ir a um outro lugar tem-se, obviamente, de deixar o lugar em que se está. Do mesmo modo, para ser um homem feliz, alegre e próspero, você precisa deixar para trás, como faz com um livro usado, seus velhos ressentimentos, irritações e pensamentos negativos e criar uma nova imagem própria.

      Faça de si mesmo a imagem do homem que realmente deseja ser e seja fiel a essa nova imagem até que a mesma se fixe, por um processo de semelhante à osmose, em seu subconsciente, onde permanecerá por algum tempo em gestação, vindo posteriormente a se manifestar em sua vida como se fosse a resposta a uma oração feita. E assim, você se transformará em um novo homem perante Deus e progredirá na vida, de glória em glória. 

 

A CONQUISTA DE GRANDES COISAS

      Oriente sua mente de forma positiva, definida e alegre na direção do progresso, da promoção, da conquista e da realização. Procure estabelecer, mental e espiritualmente, em sua mente um novo lugar em que você possa viver em uma atmosfera, também mental, de realização, de conquista e de satisfação de seus desejos. A aceitação, por você próprio, de que a nova imagem de si mesmo é, na verdade, real e o senti-mento da sua realidade em sua mente farão com que aquela idéia se cristalize e se transforme, finalmente, em um fato real.

      Não vá trabalhar e volte para casa do mesmo modo, todos os dias; não leia sempre os mesmos e velhos jornais e, também, não fale sempre do mesmo e antiquado modo. Evite, ao falar, usar sempre os mesmos clichês. Faça novos amigos e volte para casa por um caminho sempre diferente; isto lhe permitirá perceber valores e oportunidades até então completamente ignorados! Pense sobre qualquer coisa e sobre todas as pessoas sob o ponto de vista do Poder Infinito, pois isso lhe possibilitará conquistar e realizar coisas fabulosas.

 

DISCIPLINANDO A MENTE

      Ela achou-se grávida pelo Espírito Santo. (Mateus, 1:18)

      O Espírito Santo é Deus, que está alojado nas profundezas inconscientes de todos os homens. José é a mente volitiva ou consciente. Maria representa a mente mais profunda repleta das qualidades, atributos e potência de Deus.

      José, a mente consciente, deve ser um guia e protetor da criança santa, que é a sua percepção da presença e poder de Deus em você. Seu pensamento é José e o sentimento ou emoção é Maria. Quando os dois se unem em paz e harmonia, a prece é atendida; isso é Deus em ação. É assim que a mente funciona e esse conhecimento é o nascimento da Criança Santa ou sabedoria em você.

      Pratique um relacionamento harmonioso, sincronizado e alegre entre o consciente e o subconsciente e estará gerando saúde, paz, força e segurança. Instale a idéia certa na mente e vai experimentar no coração o verdadeiro sentimento. A união de pensamento e sentimento representa o par casado em você; quando estão unidos, o terceiro elemento, paz (Deus), entra em cena, permitindo-lhe experimentar a alegria da prece atendida. Deixe que seu coração se torne um cálice para o amor de Deus e uma manjedoura para o Seu nascimento. Como conseqüência, irá expressar e gerar uma criança que é Deus na terra.

 

UMA MOEDA NO FUNDO DO MAR

      Antes de tudo você se comunica consigo mesmo. Mas em seguida é fundamental, para sua própria sobrevivência, que você se comunique adequadamente com o mundo ao redor.

      O homem é um animal social. Este livro tornou-se realidade graças à ação de quem produziu o papel, de quem escreveu o texto, de quem fez as revisões, de quem manuseou a impressora, de quem cuidou da energia elétrica, etc. Em tudo o que você for fazer, você depende da sociedade. Sendo animais sociais, temos que nos comunicar indefinidamente.

      A habilidade de se expressar é, provavelmente, a mais importante de todas as que uma pessoa pode possuir. Depois da alimentação, comunicação é a mais básica e vital de todas as nossas necessidades.

      Existem quatro modos, ligados à sua comunicação com o mundo, pelos quais o mundo julga você.

  • O que você faz?

  • Qual é a sua aparência?

  • O que você diz?

  • Como você diz?

    O QUE VOCÊ FAZ? Isso está ligado à comunicação porque, para obter sucesso, tão importante quanto fazer é o modo como você define, verbaliza, a sua profissão. Vocês estão lendo este livro porque ouviram falar dos autores citados na bibliografia, que são todos famosos, estudiosos das leis da mente e realizam cursos em vários países.

      O modo como você descobre o que você faz é essencial para a sua própria auto-estima. Dois pedreiros estão trabalhando na construção da parede da Catedral de Notre-Dame, em Paris. Um refere-se ao seu trabalho assim: “Estou colocando tijolos um em cima do outro.” E o outro dirá: “Eu estou construindo uma catedral que ficará para a posteridade!”

 

      QUAL É A SUA APARÊNCIA? Imaginem-se chegando a um dos cursos dos autores e encontrando um indivíduo de barba por fazer, cabelos compridos, brinco na orelha, calça jeans rasgadas no joelho, tênis sujo furado no dedão e fumando charuto. Vocês pensariam: devo ter vindo ao curso errado. Este é o indivíduo que vai me falar sobre sucesso? Ele é quem vai me ensinar a expandir a mente?

    Foi feita uma pesquisa no Metrô de Nova Iorque com estudantes. Entregavam a cada um 50 cents (na época, a passagem era 75 cents) e eles tinham que pedir 25 cents para completar a passagem. Fazendo isto por uma hora, arrecadavam aproximadamente seis dólares. Na segunda hora, colocavam uma gravata e conseguiam de 17 a 18 dólares. Então alguém da própria equipe questionou: o melhor resulta-do teria sido porque eles treinaram na primeira hora. No dia seguinte, o teste foi repetido de forma invertida: na primeira hora com gravata e, na segunda, sem. O resultado foi o mesmo. Ou seja, com gravata ganharam três vezes mais. Nos Estados Unidos, alguns executivos deixam de ser promovidos por se recusarem a usar gravata. Esse costume pode mudar, mas no momento a gravata ainda é um símbolo de prestígio e respeito em muitos ambientes profissionais ou sociais. Há profissões onde não é a gravata que conta, mas outro tipo de roupa e equipamentos de uso pessoal em bom estado: você confiaria sua saúde a um médico de jaleco manchado de sangue, óculos quebrados e estetoscópio remendado?

 

PEQUENOS DETALHES FAZEM GRANDE DIFERENÇA NOS RESULTADOS

       Outro aspecto importante, quanto à aparência pessoal, é a conveniência da ocasião: eu não vou à praia de calça comprida e sapato social, e nem vou à missa com uma fantasia de carnaval. “Se você que jogar no Flamengo, não vista a camisa do fluminense”. “Para servir o Exército você não pode usar a farda da Marinha!” A boa aparência implica estar vestido de acordo com o momento e com a sua profissão.

     Pequenos detalhes fazem grande diferença nos resultados. Lembre-se: você só tem uma oportunidade para causar uma primeira boa impressão no contato com alguém. O julgamento que se faz de uma pessoa depende dos primeiros três a quatro minutos. A imagem de uma pessoa, feita nestes três minutos, dura vinte anos; é muito difícil apagá-la ou mudá-la. Você nunca tem uma segunda chance de causar uma primeira boa impressão.

 

A VIDA É UM ECO. SE VOCÊ NÃO ESTÁ GOSTANDO DO QUE ESTÁ RECEBENDO, OBSERVE O QUE VOCÊ ESTÁ EMITINDO.

      Vamos focalizar agora nossa comunicação com o mundo exterior ao nosso redor. Nós experimentamos um aconteci-mento externo através dos sentidos.

      Nossa cognição do evento ocorre quando recebemos a informação que vem através do nosso canal de entrada sensorial: visual ___ o que vemos; auditivo ___ o que ouvimos; sinestésico ___ sensações exteriores como pressão, temperatura, textura, além dos sentimentos (alegria, tristeza etc.); olfativo ___ o que cheiramos; gustativo ___ o gosto que sentimos.

      Nem todas as pessoas têm exatamente as mesmas preferências e habilidades quanto aos estímulos sensoriais. Alguns preferem o canal visual: “ver para crer”. Alguns têm que ouvir; “uma palavra vale mil figuras”. Outros preferem cheirar, degustar e “sentir” o que está acontecendo.

      Imagine um casal: ele é visual e ela é auditiva. A mulher diz para o marido: “você não me ama mais.” E ele: “o que você quer dizer com isto? Eu sempre lhe trago flores, comprei-lhe um carro novo…” “Ah! Mas você não diz mais que me ama.” Ela é auditiva, quer escutar “Eu te amo”. Ele é visual e mostra o seu amor através de presentes. Se a situação fosse inversa, ele diria “Eu te amo” e ela responderia: “Mas você nunca mais me trouxe flores”.

      Se o indivíduo for sinestésico, ele gostará de ser tocado e de ficar perto de pessoas. Quando um visual fica perto de um sinestésico, ele se afasta para ter uma visão global do ambiente, enquanto o sinestésico tenta aproximar-se para sentir melhor a pessoa.

      Durante uma apresentação, o bom comunicador usa todos os recursos de comunicação: usa slides para agradar aos visuais, fala alto com tonalidades diferentes para atingir os auditivos e se movimenta na sala para satisfazer os sinestésicos. Por outro lado, ao movimentar-se, diferentes áreas do seu próprio cérebro são estimuladas, acompanhando os movimen-tos e irrigando com mais agilidade as suas idéias.

 

PENSE GRANDE

   Para conseguirmos alcançar nossas metas, existem algumas dicas e recomendações valiosas. A primeira recomendação a enfatizar é: escreva tudo o que for importante.

       Em 1953, foi feito um estudo na Universidade de Harvard, em que foram entrevistados todos os formandos. Entre as várias perguntas, uma era sobre suas metas de vida: o que queriam alcançar no futuro. A pesquisa perguntava também se a pessoa tinha em algum momento colocado estas metas por escrito. Somente 3% dos formandos da universidade tinham por escrito o que iriam fazer na vida. Vinte anos depois, todos foram novamente entrevistados. Pasmem: aqueles 3% dos alunos, que tinham colocado suas metas por escrito, valiam mais financeiramente do que os 97% juntos! E não foi só isso: eles eram mais sadios, os mais alegres. Bem-dispostos e satisfeitos com a vida entre todos os ex-alunos pesquisados.

      Vejam a importância de escrever as coisas importantes no papel. Se você pede um empréstimo no banco, tem que assinar notas promissórias e um contrato com testemunhas, fiadores, etc. Não é só chegar ao gerente, pegar o dinheiro e prometer devolver num tempo x.

      Tudo o que é importante tem que estar por escrito. E a sua vida, não é importante? No entanto, se eu perguntar a um grupo de pessoas o que cada um vai fazer daqui a um, dois, cinco ou dez anos, a maioria dirá: não tive tempo para pensar.

      Se você não teve tempo para pensar na coisa mais importante, que é a sua vida, em que você vai pensar, então?

      Faça esse exercício: escreva as suas metas para, os próximos seis meses, doze meses, cinco anos, dez, vinte anos. Confie, ponha em prática e depois veja os resultados.

 

QUEM ASSUME PARA SI UMA META QUE NÃO É SUA, ESTÁ COMPRANDO SUA PRÓPRIA INFELICIDADE.

      A meta tem que ser longa. Você tem que ter um plano para a vida. Se não for assim, você ficará muito chateado se seu chefe lhe chamar a atenção amanhã de manhã. No entanto, se seus projetos forem de longo prazo você não se incomodará com o fato, pois você está vendo mais longe, como quem sobe uma montanha para conhecer a paisagem. Você pode definir o que vai fazer daqui a cinco, dez, quinze, vinte anos ___ não em detalhes irrelevantes mas nos aspectos fundamentais. Com um bom plano de vida, pode-se dividir a caminhada para a meta em etapas anuais a serem conquistadas passo a passo, através de tarefas diárias. Não se pode simplesmente esperar o prazo chegar e de repente a meta é alcançada. Não é assim. Planeje com atenção e seriedade. Se você falha em planejar, está planejando falhar.

      Se alguém perguntar como fazer para chegar a um determinado lugar, eu perguntarei: onde você está? A maioria das pessoas diz o que quer, mas não tem a mínima idéia de onde está, quais são suas qualidades, seus potenciais. Existem pessoas que têm um péssimo relacionamento matrimonial e nem percebem que seu casamento está ruim. Para conduzir o barco de sua vida, a primeira coisa a fazer é saber onde se está. Depois, sabendo onde se quer ir, o cérebro conduz você até lá. Importante, também, é que o objetivo seja prático. Não pode ser algo abstrato, vago, e sim concreto, para ser real. Como sua vida vai melhorar quando você chegar lá? O que você vai fazer com o conhecimento novo?

      Finalmente, lembre-se do que foi dito da palavra “não”. Esse aspecto da comunicação interior tem muito a ver com as sua metas na vida.

      Quando você diz: não quero ser igual a meu pai, no seu cérebro projeta-se a imagem do seu pai e você fica igualzinho a ele. Seu subconsciente registra assim: sim senhor, igual a seu pai. Daí a importância de falar sempre no sentido positivo. “Eu quero ser magro” ao invés de “eu não quero ser gordo”. Toda vez que você diz “eu não quero ser gordo”, o que seu cérebro vê é a gordura, então ele programa a gordura no seu corpo. Você é na vida aquilo que você se recusa a ser.

      Os que são pais já viveram esta experiência: “eu já disse mil vezes!”, repetem os pais. “Não perturbe a sua irmãzinha.”… e o menino continua perturbando. Também, pudera. Noventa por cento da frase é: “perturbe sua irmãzinha”. A mesma coisa acontece com a frase: “Não quero que você assista à TV.” Para “não assistir”, o cérebro precisa assistir à TV. Para mudar a atitude de seus filhos, os pais precisam mudar primeiro a linguagem que usam. Ao invés de dizer “não faça isto”, diga “faça aquilo”. Ao invés de dizer “não fique vendo TV”, diga “vá brincar lá fora”. Isto pode mudar seu relacionamento com seus filhos. Imagine então o seu relacionamento com o mundo, como poderá ser modificado quando você estabelecer metas positivas para a sua vida!

 

A DIMENSÃO FÍSICA

      A dimensão física trata de cuidar eficazmente de nosso corpo físico ___ comer alimentos adequados, descansar e relaxar o suficiente e praticar exercícios regularmente.

      O exercício físico é essencial em nossas vidas, o que a maioria de nós não fazemos constantemente porque não é urgente.

     Grande parte das pessoas pensa que não tem tempo suficiente para fazer exercícios. Que paradigma mais deturpado! Não ter tempo para isso! Estamos falando de três a seis horas por semana ___ um mínimo de trinta minutos diários, dia sim, dia não. Não parece um tempo absurdo, se considerarmos os tremendos benefícios em termos de impacto nas outras 162 ___ 165 horas da semana.

      E não precisa ter equipamento especial para fazer isso. Se você quer ir a uma academia ou spa, para experimentar o equipamento ou praticar um esporte de habilidade, como o tênis ou o squash, eis aí a sua chance. Um bom programa de exercícios pode ser feito em casa, sempre com a orientação de um profissional capacitado e deve reforçar seu corpo em três áreas: resistência, flexibilidade e força.

      A resistência vem dos exercícios aeróbicos, da eficiência cardiovascular ___ a capacidade de seu coração para bombear sangue através do corpo.

      Apesar de o coração ser um músculo, ele não pode ser exercitado diretamente. Precisa ser estimulado através do grupo dos músculos maiores, particularmente os da perna. Por isso exercícios como caminhadas rápidas, ciclismo, natação, esqui e corrida são tão benéficos.

  A flexibilidade vem do alongamento. A maioria dos especialistas recomendam um aquecimento e depois um resfriamento, antes e depois de exercícios aeróbicos. Antes, ajuda a soltar e aquecer os músculos e prepará-los para exercícios mais vigorosos. Depois, colabora para dissipar o ácido lático, evitando que a pessoa sinta-se dura e dolorida.

      A força vem dos exercícios que dão resistência aos músculos ___ como levantamento de pesos, flexões e exercícios calistênicos. A ênfase a ser colocada no desenvol-vimento da força vai depender da sua situação. Se está envolvido com trabalho físico, ou atividades atléticas, o aumento da força melhorará seu desempenho. Se tem um trabalho basicamente sedentário, e não necessita de muita força para atingir o sucesso em seu modo de vida, um pouco de tonificação e alongamento costumam ser suficientes.

     

SORRISO GENTIL, HARMONIA E SABER PERSUADIR

      Um método de sucesso que qualquer pessoa, por mais incapacitada ou pobre que seja, consegue aplicar é dar um sorriso gentil a todas as pessoas. Quando a riqueza é dada para os outros, diminui temporariamente, mas o sorriso não diminui, mesmo distribuíndo-o a um grande número de pessoas. O sorriso é uma riqueza que nunca diminui e beneficia quem sorri e os outros. A simpatia nasce da relação amistosa entre as pessoas, isto é, da harmonia. Vendo as pessoas que sobem na vida sem fazer nada, os talentosos que não conseguem êxito tendem a invejá-las e a sentir-se injustiçados. Eles precisam saber que o trabalho não consiste apenas na demonstração do talento ou da técnica. Há pessoas que, só pelo fato de estarem presentes, inspiram respeito e engrandecem o lugar onde estiver.

      Quando se diz que devemos nos harmonizar com todos, dá impressão de que devemos ser passíveis e fracos, mas, para manifestarmos suficientemente a força infinita, temos necessidade de estar em harmonia com o nosso ambiente. A harmonização não é, absolutamente, um ato passivo e de fraqueza; ao contrário, é um ato bastante ativo.

   Com o passar dos anos, o trabalho está se tornando cada vez mais especializado e já foi a época em que uma pessoa fazia de tudo. Para realizarmos um grande trabalho, precisamos de muitos colaboradores. E se não estivermos em harmonia com esses colaboradores, não poderemos manifestar satisfatoriamente a nossa força infinita.

      Ao realizar um trabalho em grupo, se os componentes não estiverem em harmonia, não terão bom resultado. Se uma pessoa, por ser forte demais, a cada passo que der seus pés afundarem na terra, caminhará com muita dificuldade. E se um prédio de concreto tivesse um assoalho tão frágil que só de pisá-lo abrisse um buraco, seria impossível entrar nele. Só poderemos caminhar tranqüilamente se houver harmonia entre nós e o chão que pisamos. Este é um exemplo bem compreen-sível, mas é comum uma pessoa muito inteligente e competente acabar sepultando a atuação de seus companhei-ros de trabalho.

    Trabalhando em harmonia com muitas pessoas, a eficiência será bem maior do que uma pessoa competente fazendo tudo sozinha. O relógio marca as horas com precisão porque inúmeras engrenagens ou circuitos eletrônicos trabalham em perfeita harmonia.

      Se um indivíduo dotado de grande capacidade não se harmonizar com as pessoas ao redor, freará a eficiência do seu setor de trabalho. Caso venha a se harmonizar, vivificará todas as pessoas e cada qual trabalhará com mais eficiência. Assim, cada pessoa manifestará plenamente a sua força infinita.

   Portanto, manifestará plenamente a nossa força infinita quando, em primeiro lugar, nos conscientizarmos dela; em segundo, quando nos adestrarmos; e em terceiro, quando nos harmonizarmos com as pessoas e coisas ao redor.

    A palavra persuadir tem a conotação de convencer o outro a qualquer custo, mesmo indo contra a vontade dele, mas não é isso, em absoluto. Nem é uma forma de fazer o outro aceitar uma opinião errada como se fosse correta.

     Se convencermos o outro a força ou o iludirmos, poderá nos parecer, a primeira vista, que conseguimos persuadi-lo, mas deixamos, com toda a certeza, a sensação de que não o compreendemos.

      Persuadir verdadeiramente é fazer com que o outro concorde conosco do fundo do coração. Se isso acontecer, qualquer pessoa sentirá vontade de nos seguir com satisfação. Portanto a verdadeira persuasão consiste em fazer com que o outro compreenda a nossa intenção e nos siga satisfeito.

      Conhecer suficientemente o assunto da persuasão é uma premissa óbvia, mas é muito importante. Ao comprarmos um objeto, se o vendedor nos explicar sobre o seu funcionamento lendo o manual, ficaremos decepcionados. Ler o manual é algo que nós mesmos conseguimos fazer. O que esperamos do vendedor é uma explicação melhor que a do manual. Portanto, se o vendedor não tiver conhecimentos suficientes do produto, a ponto de satisfazer plenamente o freguês, não conseguirá persuadi-lo.

     Sem conhecer suficientemente o assunto, ninguém conseguirá convencer o outro – este é um princípio extremamente simples, mas sem segui-lo à risca, não conseguiremos persuadir ninguém.

     Será difícil persuadir o outro quando tentarmos apenas fazê-lo aceitar a nossa opinião, sem nos preocuparmos com o pensamento dele. Se quisermos que o outro acate nossa opinião, deveremos saber claramente o que ele acha disso. No caso de vendermos um produto, primeiro deveremos saber o que o cliente está desejando. O mesmo diz em relação a qualquer assunto.

      Quem consegue persuadir os outros com muita habilidade é uma pessoa que sabe ouvir a opinião alheia. Ouve atentamente a opinião do outro para conhecer bem o seu sentimento. Que fica falando sozinho, sem ouvir o outro, não será bem aceito. Se ouvir com atenção a opinião do outro e for dando o seu parecer acerca dessa opinião, com certeza o convencerá. Se ficar expressando somente a sua opinião, sem ouvir a do outro, acabará falando demais e desnecessariamente, não será bem compreendido e, além disso, será malquisto.

      Se adquirirmos a habilidade de persuadir os outros, seremos bem aceitos na sociedade como também nos colocaremos numa posição de liderança. E quanto maior for a responsabi-lidade de nossa opinião, maior será a necessidade de persua-são. Existem muitas outras condições para adquirirmos a capacidade de persuadir as pessoas, mas, se colocarmos em prática estas duas, adquiriremos naturalmente as demais.

 

PARADIGMAS

      Imagine um copo com água pela metade. Se eu perguntar a várias pessoas o que estão vendo, alguns dirão que é um copo metade cheio, outros um copo metade vazio. O copo é exatamente o mesmo, mas a percepção é diferente. Por isso, o que conta não é o que acontece, mas sim como você interpreta e reage ao que acontece.

      Se eu levar um cachorrinho a uma sala de aula, os que gostam de cachorros dirão: “interessante… um curso de expansão mental com um cachorrinho na sala”. Já o pessoal que detesta cachorro dirá: “que coisa de mau gosto, trazer um cachorro para a sala”. Não foi o cachorro que criou um ambiente diferente; a sua interpretação é que é diferente. É muito importante para a nossa felicidade a atitude que temos em relação ao que ocorre conosco na vida. Isto porque o que conta não é exatamente o que acontece, mas sim o modo como nós respondemos ao que acontece conosco. Aqueles milionários, estudados por Napoleon Hill, reagiam ao que acontecia de forma diferente da reação da maioria das pessoas.

      A vida nos apresenta momentos alegres e momentos tristes. A maneira como aproveitamos cada um desses momentos depende só de nós próprios. Quando a vida lhe apresentar um limão, faça dele uma limonada. Esta é a atitude dos indivíduos bem-sucedidos.

     Paradigma é a forma com você percebe o mundo. No entanto, ele está para você da mesma forma como a água está para o peixe. O peixe não sabe que está dentro dela até que o tirem para fora. Esta definição é de Adam Smith, que diz também: “Paradigma nos explica como é o mundo e nos ajuda a predizer seu comportamento.”

      Vamos exemplificar alguns paradigmas.

      No Alasca, na primeira noite o visitante tem que dormir com a mulher do anfitrião. A recusa a isso é considerada como uma afronta: “Você acha minha mulher feia? Tem medo de pegar doença?”, diria o nativo do Alasca. Já nos países árabes, entretanto, olhar para o rosto de uma mulher é crime. Qual atitude certa? Depende do seu paradigma. Os romanos, quando iam jantar na casa de alguém importante e comiam galinha, jogavam os ossos para trás: isto significava que o anfitrião era rico o bastante para ter empregados que limpassem o local. Se você fizer isso nos dias de hoje, será considerado louco.

      Nos Estados Unidos, os filhos de pessoas ricas aos 16 anos de idade já estão trabalhando, seja em postos de gasolina, como garçons ou qualquer outro emprego do tipo; essa situação é considerada absurda no Brasil. O americano aprende desde cedo a mudar de paradigma, a ser versátil. Ele muda de profissão cinco vezes, em média, durante a vida, muda 3 vezes de casa. Isto o faz pensar de forma diferente.

      No campo dos negócios, o conhecimento dos paradigmas é fundamental. Em 1979, os suíços detinham 90% do faturamento do mercado de relógios do mundo. Um dia, um técnico de uma das maiores empresas fabricantes de relógio na Suíça apresentou ao seu chefe um novo modelo que ele tinha inventado: o relógio eletrônico a quartz, o chefe olhou para o protótipo e disse: “Isto não é relógio; não tem corda, nem molas, nem rubis”. Os japoneses e norte-americanos tomaram conta do mercado, lançando o relógio eletrônico. Os 90% que os suíços detinham ficaram reduzidos a 15%. Em apenas três anos, 50 mil funcionários perderam o emprego na indústria relojoeira suíça. Veja que paradoxo: quem descobriu o relógio quartz era suíço. O problema é que, quando o paradigma muda, o conhecimento anterior vai a zero: toda aquela tecnologia aprendida durante anos na confecção de relógios mecânicos não serviria muito para a produção dos novos relógios. Por isso é tão difícil mudar. No momento em que nós entendemos como interpretar paradigmas, nós pode-mos mudar a nossa percepção do mundo.

      Einstein dizia que problemas importantes não podem ser resolvidos  no mesmo nível de pensamento em que foram criados. Para resolver um problema sem solução, é preciso mudar o paradigma.

      William James dizia que uma idéia nova é primeiro condenada como ridícula; depois esquecida como trivial, até que passa a ser aceita e, finalmente, fica assentada no conhecimento geral. “Ah! Isto todos já sabem como é”, disseram as pessoas quando Colombo pôs um ovo em pé.

      Quando Galileu Galilei disse pela primeira vez que o Sol era o centro do sistema solar e que a Terra girava em torno dele, foi parar na cadeia: “Como é possível contrariar a Bíblia?”, disseram na época.

      Toda vez que você muda um paradigma, paga um preço. “O verdadeiro ato da descoberta não consiste em encontrar novas terras, mas sim vê-las com novos olhos”, diz o escritor francês Marcel Proust. Não é preciso mudar de cidade ou país. As oportunidades estão no seu quintal, basta enxergá-las com olhos diferentes.

      Mark Twain tem um ditado: Quando o único instrumento que você têm é um martelo, todo o problema que aparece você pensa que é um prego.”

      Se você é um cirurgião, tenta resolver tudo com cirurgia. Se você é psicanalista, tende a achar que tudo se resolve com psicanálise. Se o indivíduo investiu tudo num martelo ___ anos de estudos, especialização no exterior etc. ___ é muito difícil mudar e fazer coisas diferentes. Você tenta encaixar os problemas no paradigma que tem. “Quando os paradigmas mudam, o mundo muda com eles”, afirmou Thomas Kuhn. Depois de avaliar as descobertas científicas dos últimos 400 anos, ele percebeu que quando um cientista encontra um dado que não faz sentido no paradigma que ele está vivendo, das duas uma: ou ele ignora o dado, ou manipula até encaixar no paradigma vigente. A terceira opção ___ questionar o paradigma e transformá-lo ___ é seguida pelos cientistas que se destacam e contribuem decisivamente para o progresso da humanidade.

      Antes de Nicolau Copérnico, acreditava-se que a Terra era chata. Depois que se descobriu que o globo terrestre é redondo, uma viagem de volta ao mundo tornou-se possível. A mudança desse paradigma criou diferentes oportunidades. Novos mundos foram descobertos. A humanidade toda mudou.

 

SE O ÚNICO INSTRUMENTO QUE VOCÊ TEM É UM MARTELO, TODO PROBLEMA QUE APARECE VOCÊ PENSA QUE É PREGO.

    Quando o paradigma muda, as possibilidades aumentam.

    O problema é que as pessoas vivem dentro de paradigmas mas não sabem que eles existem. É como um peixe dentro da água, como dissemos antes. Só percebe que vive dentro d’água quando sai dela.

  É interessante notar as reações das pessoas depois que conseguem enxergar os paradigmas da vida e como vários se alteram. Quando apenas um membro do casal aprende este conhecimento, ele diz: “Engraçado, eu aprendi, e foi minha mulher (ou meu marido) que melhorou”. Na verdade, o que mudou foi a percepção de quem aprendeu e não a outra pessoa. Mas esta outra pessoa também pode se transformar a partir da mudança dos paradigmas de quem convive com ela.

 

TODO PROBLEMA TEM SOLUÇÃO

  Qualquer problema que ocorre na sua vida é um estímulo para você crescer. Por isso é que os problemas são nossos melhores amigos. Se não existissem problemas para serem resolvidos no seu trabalho, você perderia o emprego. Não precisariam mais de você. Só existe um lugar onde não exis-tem problemas: o cemitério. Quem mora lá não tem nenhum problema. De resto, viver é enfrentar um problema atrás do outro. O modo como você os encara é que faz a diferença; este é o segredo, o problema em si não conta, mas sim em qual paradigma você vai colocá-lo.

   A realidade, portanto, não existe separada da percepção que você tem dela. Ela é sempre subjetiva. Entretanto, é a melhor amiga que temos para chegarmos no ponto que almejamos.

 

VIVER É ENFRENTAR UM PROBLEMA ATRÁS DO OUTRO. O MODO COMO VOCÊ OS ENCARA É QUE FAZ A DIFERENÇA.

   Para responder a essa questão, foram divididos os sistemas do mundo em dois tipos: aberto e fechado.

      O sistema aberto tem sintropia, isto é, troca de energia com o universo. O sistema fechado faz a entropia, ou seja, não troca energia com o universo. Todo problema de sistema aberto tem solução. E todo o problema do ser humano é um problema de linguagem. Linguagem é, portanto, um sistema aberto: a solução está na própria linguagem. Você alguma vez já viu um cachorro triste porque esqueceram o aniversário dele? Claro que não, porque aniversários não fazem parte da linguagem dos cachorros, então não se tornam um problema para eles.

      Todo problema traz consigo a semente da solução. Um problema só lhe é apresentado pela vida se você puder resolvê-lo ou, de alguma forma, contribuir para a solução. Um mendigo não está preocupado com o problema ecológico da Amazônia, porque a questão para ele é arranjar a comida do almoço. Se você não tem capacidade de resolver um proble-ma, você vai ignorá-lo.

 

CONFIAR A DEUS NOSSOS PROBLEMAS

  Quando estamos preocupados demais com um problema e não conseguimos soltá-lo da nossa mente, é muito difícil encontrarmos a solução, mesmo que a Sabedoria de Deus esteja chegando até nós para nos auxiliar, isto porque a “mente que não solta os problemas” obstrui a passagem por onde a Sabedoria de Deus deve chegar até a camada consciente da nossa mente. Existem casos como daquele homem que, premido pela necessidade de mudar de moradia, começou a orar fervorosamente para que Deus o ajudasse a encontrar uma nova casa, mas por mais que procurasse não conseguia encontrar nenhuma casa para alugar. Um dia dando um descanso de algumas horas à sua “mente que não soltava os problemas”, resolveu fazer um piquenique com a família. E lá ia indo ele, com a mente tranqüila pela primeira vez em várias semanas, quando de repente, avistou uma casa com a placa “aluga-se”. Era exatamente o tipo de casa que ele estava procurando, de modo que o seu problema fora resolvido facilmente.

    Conta-se que o grande inventor Thomas Edison, ao se ver diante de algum problema de difícil solução, costumava deitar-se durante alguns minutos para descansar o corpo e afastar totalmente de seus pensamentos o problema que o afligia. Enquanto ele ficava assim, com a serena atitude mental de “deixar que o problema tome seu próprio rumo”, novas e boas idéias começavam a surgir.

      Como podemos ver pelos exemplos citados, quando procuramos resolver os problemas apenas com a limitada força do nosso “ego”, estamos impedindo a passagem da Sabedoria de Deus, ao passo que, quando libertamos a nossa mente e a nada nos agarramos, a Sabedoria de Deus flui abundantemente.

 

A ALEGRIA DA SUPERAÇÃO

    Estamos aqui para crescer, para nos desenvolver e para descobrir a Divindade existente em nosso íntimo; e ainda, para ter problemas, dificuldades e desafios. . . e para superá-los a todos. A satisfação, a alegria está nessa superação” O quebra-cabeça preenchido por outrem se torna insípido. O engenheiro que rejubila em superar todos os obstáculos, fracassos e dificuldades supervenientes na construção de uma ponte.

      Aqui estamos para aguçar os nossos instrumentos espirituais e mentais através da sabedoria, da força e da compreensão, sem o que jamais descobriríamos a nossa Divindade interior.

      Não permita que seu filho dependa indefinidamente de você para tudo. Ao atingir a idade conveniente, ensine-o a cortar a grama, a vender jornais e a fazer corretamente tudo aquilo que for pago para fazer. Faça-o compreender a dignida-de de trabalhar e que o dinheiro recebido de um vizinho por ter cortado a grama ou da venda de jornais é a remuneração do trabalho feito. Isto dará a seu jovem filho satisfação pelo trabalho realizado e também pelo serviço prestado aos outros, proporcionando-lhe um sentimento de autoconfiança. Ensine-o também a ver a bondade nos outros e como fazê-la manifestar-se, pois assim jamais virá a ser um elemento dependente, lamuriento e ressentido. Tal procedimento o levará a dar valor ao dinheiro merecido, fruto do seu trabalho, evitará que se habitue a desperdiçar no jogo o dinheiro que lhe for graciosa-mente oferecido.

 

O SOERGUIMENTO DE OUTROS

    Tenha todo cuidado no modo de dar alguma coisa a outras pessoas. Nunca tire de um homem a oportunidade de crescer e de progredir. O rapaz que recebe auxilio e dinheiro com muita facilidade e freqüência descobre ser esse um modo mais fácil do que fazer por merecê-lo pelo trabalho e pelo empenho próprios. A assistência permanente tem um efeito destruidor sobre a sua virilidade e dê-lhe uma oportunidade de descobrir e de dominar os seus poderes interiores, sem o que será sempre um parasita, um pedinte.

     Foi recomendado a uma conhecida que deixasse de sustentar um parente que viera da costa leste dos Estados Unidos e sobre o qual assim se expressava: “Coitado do Tom, não conhece ninguém aqui e está encontrando dificuldade em arranjar um emprego”, etc. Em conseqüência, dispôs-se lhe pagar o aluguel e a alimentação, além de dar-lhe dinheiro para outras despesas, até que encontrasse emprego. O parente em questão jamais conseguiu empregar-se, tornando-se um perfeito parasita; e ainda se queixava por não lhe dar ela mais dinheiro! Em uma ceia de Natal, para qual fora convidado, chegou mesmo a furtar grande quantidade de seus talheres de prata, levando-a protestar nos seguintes termos: “Por que procedeu assim, depois de tudo que fiz por ele?”

    Ela se acostumava a vê-lo com os olhos da carência e da limitação e, assim, ao invés de procurar soerguê-lo, de colocá-lo no lugar que lhe estava divinamente reservado e de “vesti-lo” mentalmente com as riquezas celestes, figurativamente falando, o vestira de andrajos, sensibilizando o seu subconsciente e fazendo com que viesse a reagir de forma correspondente.

   Deve-se sempre estar pronto para auxiliar uma pessoa que está realmente faminta, necessitada ou em desgraça. Este procedimento é correto, elogiável e recomendável; entretanto, é preciso ter cuidado para não transformar essa pessoa em um parasita. Essa assistência deve sempre ter, por base, a orientação divina e, como finalidade, levar a pessoa a ajudar a si própria. Ensine-lhe onde e como encontrar as riquezas da vida e também como se tornar autoconfiante e como melhor contribuir para a humanidade, pois destarte jamais necessitará de um prato de sopa, de uma roupa velha ou de uma esmola.

      “. . . Estas coisas devíeis praticar, sem omitir aquelas”. (Mateus 23:23). Todos nós devemos estar prontos a oferecer auxílio, mas é errado contribuir para a deficiência, o desleixo, a preguiça, a apatia e a indiferença dos outros.

 

CARÁTER E DESTINO

    Todos nós estamos na terra para ajudar a carroça a se movimentar, fazendo força na sua roda. Se você dispõe apenas de uma tanga para vestir, é porque alguém a fez para você; e o que você tem feito para os outros? Tem trabalhado e contribuído com sua habilidade e com o seu talento? Há muitos mendigos fisicamente capazes, mas fazem da mendicância a sua profissão e que, enquanto encontrarem quem satisfaça os seus pedidos, jamais trabalharão, transfor-mando-se em parasitas. Alguns deles são até bastante ricos, dispondo de automóveis e de propriedades em diversas cidades.

      No íntimo de cada pessoa existe uma vasta mina de dádivas, de poderes e de riquezas ainda não descobertas. Todo homem é considerado responsável pelos seus atos e devem ser alertados para as suas responsabilidades perante a sociedade. Todos nós somos parte da sociedade em nossa passagem pela vida e temos de contribuir com algo, seja como remador em um barco, seja como motorista de um carro. A vida recompensa a fé, a coragem, a resistência e a persistência com maior dose dessas virtudes. É na superação dos obstáculos que se desenvolve o caráter, o qual, por sua vez, é o próprio destino.

 

O APOIO INTERIOR

      Confie em Deus e não nas pessoas ou no governo. O governo nada pode dar-lhe sem antes lhe tomar algo; e mais ainda, não há governo que possa legislar a paz, a harmonia, a abundância, a segurança, a sabedoria, o amor ao próximo, a igualdade, a prosperidade e a bondade, pois todas essas coisas provêm do mundo espiritual existente em seu íntimo.

     Há pessoas que vivem à custa do seu amor, do seu passado, da sua descendência ou da boa aparência até os outros perceberem o vazio existente em seu íntimo; a sua queda ocorre então por falta de apoio e força interiores.

 

O SENTIMENTO DE SUPERIORIDADE

      Sinta a sua grandeza e dignidade como filho de Deus e confie na sua imunidade a insultos, críticas e toda sorte de vilipêndios, por viver sempre em harmonia com Deus. A exaltação e o amor à presença interior de Deus farão com que todos os homens ___ inclusive os considerados como seus inimigos ___ vejam-se compelidos a lhe fazer o bem.

      Recuse-se a aceitar o sofrimento e nunca se omita em qualquer situação. Você é um ser de natureza transcendental, com condições de sobrepor-se mentalmente a quaisquer condições e situações.

      Abraão Lincoln, ao ser informado de que um membro do seu Gabinete, o Secretário da Guerra, o estava vilipendiando, chamando-o de macaco ignorante e outras coisas, retrucou: “Ele é o maior Secretário da Guerra que este país já teve”. Ninguém conseguia magoar Lincoln nem tampouco atingir seu ego, pois ele sabia perfeitamente onde estava a sua força e também que pessoa alguma poderia diminuí-lo a não ser através da sua mente. Lincoln era um otimista, não apenas por possuir condições de auto-recuperação como também por saber da existência de um Ser Divino em seu íntimo, o que lhe dava força para levantar todo um país.

 

SEJA BOM CONSIGO MESMO

      São muito conhecidos os chamados praticantes do bem, que se dedicam a conseguir livramento condicional para criminosos sexuais, violentadores de crianças e outros transviados sociais que, no momento em que se vêem livres, voltam a atacar, a violentar e até mesmo a matar. Antes que se possa recuperar e ajudar outras pessoas, faz-se necessário tratar do seu próprio revigoramento em termos de sabedoria e de compreensão. Somente se pode dar aquilo que se possui. Freqüentemente, os pregadores de praça pública e os praticantes do bem estão apenas projetando sobre os outros suas próprias deficiências e limitações. O cego não pode guiar outro cego.

      Não há ninguém a modificar a não ser você próprio. Seja bom consigo mesmo. Seu verdadeiro ser é o próprio Deus; exalte, honre, reverencie e respeite Sua Divina presença em seu interior, pois assim procedendo estará também amando e honrando o seu próximo. O seu vizinho é o ser mais próximo de você; Deus é o seu vizinho e, se você O amar, será também bom para todos os homens.

      “Fale com Ele para que ouça e seus espíritos possam encontrar-se. Ele está mais próximo que a respiração e mais próximo ainda que as mãos e os pés”. (Tennyson: The Higler Pantheism).

      Adquira consciência de sua própria realidade, em toda a sua prístina glória. Deixe a sua verdadeira luz brilhar e Seu amor fluir através do seu ser, expungindo todas as suas fraquezas, limitações e deficiências. O otimista é aquele que encontrou Deus em seu íntimo e que se sente forte e seguro em Sua presença; é enfim aquele que aqui está para conquistar, pois Deus ou o Ser Infinito jamais falha, e que, por estar com Deus, não se deixa possuir pelo medo, não mais se sentindo frustrado ou abandonado.

 

UMA NOVA AUTO-APRECIAÇÃO

      O otimista em geral afirma: “Deus deu-me este desejo e Sua sabedoria me revelará o plano para seu desenvolvimen-to”. Esta atitude evita toda e qualquer frustração.

      Todos nós somos interdependentes. Todos podemos necessitar de um médico, de um advogado, de um psicólogo e todos eles podem necessitar de nós. Todos nos necessitamos mutuamente. Mas lembremo-nos da presença de Deus em todas as pessoas e olhemos para todas elas como devem realmente ser vistas: como filhos de Deus, radiantes, alegres, prósperos e livres.

      Seja um otimista. Exalte a figura de Deus em todas as pessoas, cobrindo-as do Seu amor. Ao exaltar inicialmente em si próprio a figura de Deus, você também posteriormente a exaltará nos outros. Deus está em todas as pessoas e coisas; procure que encontrará as coisas mais diversas nos locais mais diferentes, nas canções, nos córregos, nos sermões, nas pedras, etc.

      O otimista conhece a verdade deste antigo ditado; “Aquilo que vistes será o que terás”; Deus ou poeira, conforme o que vistes”.

     Da mesma forma que Moisés no deserto deu novo alento à serpente, deve também o filho do homem ser revigorado. A expressão filho do homem na Bíblia significa o estado da mente, dando a entender que, como Moisés, quando se está deprimido ou amedrontado, deve-se revigorar a crença no Espírito interior, isto é, em Deus. A mente humana é parte da Mente Infinita. A emoção ou o sentimento é, no ser humano, o espírito interior; em outras palavras, Deus é a parte invisível do ser humano.

      Pare de rastejar, de aviltar-se e de viver nos buracos e torvelinhos da vida! Deixe de se desculpar por estar vivo! Faça uma nova estimativa, uma nova apreciação de si próprio. A serpente rasteja sobre o ventre e se esconde em cavernas ou atrás das pedras, evitando a luz. Ao se sentir fraco e inadap-tado, o homem se comporta de forma semelhante, como se fora um verme rastejando pelo chão, governado pelos sentimentos e sentindo-se vítima da hereditariedade, do meio-ambiente e das circunstâncias. Por ocasião do ato da criação, duas serpentes se mantiveram erectas, como no caduceu, símbolo da profissão médica. A serpente é, pois, um símbolo do Poder Curador Infinito de Deus; com isto, queremos induzi-lo a exaltar a Sua presença benéfica existente em seu íntimo. A figura de Deus ___ Pai e Mãe ___ existe em seu interior sob as formas mentais consciente e subconsciente. Assim, tudo aquilo que se deseja que venha a se concretizar, estimule o subconsciente, que por sua vez reage da forma desejada; destarte, é possível superar-se todas as limitações e obstruções.

 

CONTRASTANDO PARA ACEITAR

     Numa fria manhã de inverno, o sábio reuniu os jovens da aldeia e, diante deles, levou ao fogo uma panela com água. Enquanto a água esquentava, estendeu uma esteira no chão e colocou três vasilhas de barro, vazias. Quando a água começou a borbulhar, quase a 100 graus, o sábio a derramou na vasilha que estava à direita. Em seguida colheu do riacho água gelada, perto de zero grau, e a derramou na vasilha da esquerda. E, na vasilha do meio juntou água fria e quente, em partes iguais. Diante da curiosidade dos jovens, o sábio ordenou então a um deles: “Coloque sua mão direita na água bem quente e a esquerda na água gelada”. Depois de alguns instantes, ele voltou a ordenar ao jovem que tirasse as mãos de onde estavam e as colocasse na vasilha do meio. “O que você está sentindo?” o jovem respondeu que sentia calor numa mão e frio na outra. Na mão em que ele sentia calor era porque, para ele, a água da vasilha do meio estava quente. Na mão em que ele sentia frio era porque a água estava fria. E a água era a mesma. A mesma água então pode estar quente ou pode estar fria: depende de como está a sua mão. Da mesma forma, o mundo pode ser bom ou pode ser ruim: depende do que cada um traz dentro de si.

 

NÃO VEJA O FRACASSO, MESMO QUE ESTEJA DENTRO DO FRACASSO

      Por mais que a situação atual pareça um fracasso, você não deve sentir complexo de inferioridade pensando que isso seja um fracasso. O fracasso não é uma derrota; é uma experiência que você acumula, aprendendo que uma determinada atitude tomada numa determinada ocasião produz determinado resultado. É o enriquecimento da sua experiên-cia.

      A verdadeira derrota começa quando a pessoa sente complexo de inferioridade.

      Se você perdeu a sua posição atual, é porque chegou o momento de mudar para uma posição melhor que já está reservada para você. Portanto, é bom alegrar-se, agradecer e abençoar a posição perdida por ter sido útil até agora. Para o “homem verdadeiro” não existe derrota, em circunstância nenhuma.

      Mentalize o seguinte: “Deus me afastou da posição atual para me dar uma outra muito melhor. A sabedoria de Deus me orienta e me aproxima da nova posição”



Comments are closed.